terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Burgães vs Atlético Clube do Luso

Para o primeiro jogo do ano de 2012, o calendário ditou que o Atlético do Luso se desloca-se a Vale de Cambra para defrontar o Burgães, equipa que a mim dá-me prazer de ver jogar, pelos excelentes executantes que tem e bem gerida pelo seu treinador. Previa-se um jogo desnivelado mas com atitude, entrega e muita concentração poderíamos contrariar a força e o favoritismo da equipa da casa.

Para tal, foram convocados onze jogadores:

1 - Brilhante (G.r.)
2 - Afonso (Ala)
4 - Tiago (Fixo)
5 - Marco Alves (Fixo/Ala)
6 - Isaías (Ala)
7 - Boxexas (Fixo/Ala) (C)
8 - Iuri (Ala)
9 - Maçãs (Ala/Pivot)
10 - Nuno (Ala)
11 - Marco Martins (Pivot)
12 - Ternice (G.r.)

O jogo até não começou mal para o Atlético, que conseguia sair da pressão que os atletas do Burgães provocavam, aproveitando o desacerto inicial dos jovens de vale de cambra. Os jovens do Atlético estavam a fazer boa circulação de bola, com algumas transições de qualidade, até que com 14:38minutos para jogar da 1ª parte o Burgães chega ao golo. O golo já se vinha a prever momentos antes e foi com naturalidade que o Burgães inaugurou o marcador. E com mais naturalidade ainda conseguiu ampliar a vantagem, se não fosse a falta de concentração do guarda-redes do Luso, que não esteve bem neste jogo, cometendo muitos erros, provocando assim o avolumar do resultado até ao intervalo em 5-1 para os da casa. De referir que o golo obtido pelos do Luso foi de canto estudado, mas teve ajuda involuntária de um atleta do Burgães que introduziu a bola dentro da sua baliza. Até ao intervalo e apesar do resultado, os jovens do Atlético ainda conseguiram produzir coisas interessantes, estando perto do golo algumas vezes.

Na 2ª parte, deu-se tempo ao outro guarda-redes do plantel, Brilhante, fazendo descansar Ternice de um jogo para esquecer, protegendo-o assim para outros embates. E se os atletas de Burgães entraram muito pressionantes na 1ª parte, nesta 2ª metade entrou muito mais, mas desta forma mais compactos, com mais atitude, e isso fez com que os do Luso perdessem a posse de bola constantemente. E não foi com surpresa que o resultado foi-se avolumando até ao final do jogo ficando o resultado em 9-1. Poderíamos ter sofrido mais golos, mas também poderíamos ter marcado alguns golos se se aproveitassem as oportunidades criadas.

Gostaria de salientar a excelente forma como fomos recebidos, num jogo sem percalços, e com uma dupla de arbitragem quase imaculada, cometendo apenas alguns erros que nada influenciou o jogo.

Uma palavra também para os jovens atletas do Luso, para não deixarem de trabalhar, acreditando sempre no seu potencial e que assim se chegará aos resultados pretendidos, tal como aconteceu na 1ª metade do campeonato. Esta equipa do Burgães é uma equipa excelente, com atletas com fantásticas qualidades táctico-técnicas, qualidades essas que alcançaram com vários anos da prática da modalidade, coisa que estes jovens do Luso ainda não têm, que são anos de futsal, já que a maior parte do plantel é o 1º ano que pratica futsal.

Um abraço à gente do Burgães desejando um excelente resto de campeonato.

Aqui ficam os resultados desta jornada e a classificação: