terça-feira, 4 de outubro de 2011

Atlético Clube do Luso vs S.João (jogo-treino)

Assistiu-se no Sábado, dia 17 de Setembro a mais um jogo-treino, desta vez contra a equipa de Juniores do S. João, equipa da zona de Coimbra, num jogo dividido em 3 partes de 20 minutos.
A equipa de S. João é uma equipa já com bases firmes na sua formação, com fantásticos jogadores, com os métodos bem assimilados, facilitando em muito o trabalho dos treinadores. Esta equipa ficou em 2º lugar na época passada, ficando atrás da Académica de Coimbra.

Mas vamos ao jogo.

Cinco inicial: Trenice (G.R.) - Bochechas (Fixo) - Nuno (Ala) - Iuri (Ala) - Maçãs (Pivot)
Jogaram ainda: Ricardo (G.R.) - Marco Alves (Ala) - Luís (Ala) - David Freitas (Ala/Pivot) - Isaías (Ala) - Marco Martíns (Pivot)
Faltaram: Brilhante (G.R.) - Tiago Ferreira (Fixo) - Afonso (Ala)

O jogo começou muito intenso de ambas as partes, com o S. João sempre muito perigoso na finalização. O S. João começou a pressionar muito alto e nós, executando um carrossel bem definido conseguíamos sair sempre a jogar levando a bola até à zona 4 da equipa adversária (zona da baliza) mas sem grandes consequências. Mas sempre que a equipa adversária tinha a posse de bola conseguia chegar com muito perigo à nossa baliza conseguindo sempre o remate, com excelentes defesas por parte do guarda-redes Trenice e com uma entrega fantástica dos restantes jogadores a tirar algumas vezes a bola em cima da linha de golo, e com alguma sorte à mistura, com algumas bolas a embater nos postes, o que levou a equipa adversária a um certo desespero. Nesta fase do jogo, o adversário pressionava bem alto, com a nossa equipa a sair a jogar com muita qualidade proporcionando algum desacerto na equipa adversária nas marcações, podendo até chegar ao golo, se tentássemos o remate! Mas quem não marca, sofre, o adversário com um remate fraco chegou ao golo com a bola a passar entre as pernas do guarda-redes Trenice. Estava feito o 1x0 para o S. João e nada mudou até ao intervalo.

A 2ª parte começou como acabou a 1ª parte, com o S. João a pressionar muito alto, roubando muitas bolas, mas agora não tão eficaz como na 1ª parte! Perdiam-se muitas bolas, muitos passes errados de ambas as partes. O Atlético com o seu carrossel continuava a sair muito bem da pressão, criando muitas jogadas de combinações directas e indirectas, mas nunca chegando com real perigo à baliza adversária. Até que a meio da 2ª parte trocou-se de guarda-redes, saindo trenice, com óptima exibição, e entrava Ricardo. Passados alguns minutos, depois de ter entrado, Ricardo sofre um golo em tudo igual ao primeiro tento do S. João! 2x0 para o S. João e o intervalo chegava passados mais uns minutos onde não à nada a registar.

Na 3ª parte, a falta de concentração foi a principal causa do avolumar do resultado em que os jogadores do S. João aproveitaram quase sempre da melhor maneira, chegando até ao 6x0, resultado final.

Foi um teste muito bom para nós, que no nosso campeonato teremos algumas batalhas contra equipas de semelhante valor, como por exemplo, Beira-mar, Gafanha, Covão do Lobo, etc.

De referir o fantástico espírito de sacrifício e entrega da parte dos meus jogadores perante uma equipa que é muito superior à nossa, devido à qualidade da formação a que a equipa de S. João já nos habituou.
Quero deixar também um recado à equipa do Atlético, para que percebam que a concentração tem de ser total no tempo em que decorre o jogo, e até no próprio treino, para que assim o nosso trabalho não vá por água abaixo devido a um momento de desconcentração, que como já sabem, basta um jogador falhar para que a equipa sofra golo. 

Queria agradecer a amabilidade da equipa de S. João em ter aceite o nosso pedido para realizar este encontro, desejando-lhes um óptimo campeonato que se avizinha.

Mais uma confirmação na equipa de Juniores!!

É com enorme alegria que posso anunciar mais uma cara nova no seio da equipa de Juniores! Por motivos escolares não podia ainda dar o seu contributo à equipa, mas tudo se resolveu na vida pessoal do atleta e é com alegria que o grupo o recebe. Chama-se David Freitas, e é um miúdo muito tímido e com qualidade enorme mas ainda muito "soft" no que à postura em campo diz respeito. Mas é um miúdo jovem e com margem de progressão enorme, pelo que irá ser óptimo "lapidar" este jovem.

Desejo boa sorte ao David e que esta época seja de sucesso pessoal e desportivo.

Em breve espero poder dar mais notícias sobre o plantel.
Abraço...

Atlético Clube do Luso vs S.João

No próximo sábado, dia 17 de Setembro realiza-se o 2º jogo-treino da equipa de Juniores,em casa emprestada, no pavilhão da Pampilhosa. A equipa escolhida foi o S. João, de Coimbra. É uma equipa que o principal escalão milita na 2ª Divisão Nacional, e que nas suas equipas de formação contam com atletas de muita qualidade. Este jogo servirá para os atletas do Atlético encararem com outra realidade no que à formação diz respeito, antevendo-se até um jogo desequilibrado, mas que servirá, e bem, para testar os atletas para confrontos com equipas de igual valor quando começar o nosso campeonato. Acredito que os atletas do Atlético não se darão por vencidos tão facilmente.
Por isso, apareçam para apoiar estes jovens que bem merecem.

Sábado, às 17:30, no pavilhão da Pampilhosa - Atlético Clube do Luso vs S. João

Mexidas na equipa de Juniores!!

À medida que se aproxima o início do campeonato, a equipa vai ganhando contornos no que diz respeito à sua formação. Sendo assim, existem saídas e entradas na formação da mesma!
Saiu Fábio Nunes e Joel Mira e entrou Iuri e Afonso!
Apenas tenho uma coisa a dizer em relação à saída de jogadores! Gosto de lidar com homens de palavra, e não com pessoas influenciáveis. São adolescentes mas já tem idade para saber o que querem. E quando assumem um compromisso já têm responsabilidade para com quem assumiu esse compromisso! E não rodear-se de mentiras para não assumir a sua quebra de honra!! Mas não é de fracassos que reza a história....e é com enorme prazer que o Atlético Clube do Luso pode já contar com o atleta Iuri e com o Afonso.
                                Iuri                                                                 Afonso

O Iuri é um miúdo muito tímido, mas com um enorme talento! Na época passada não podia ser inscrito na equipa de Juniores por não ter ainda idade de Juvenil! Este é o primeiro ano de Juvenil dele e por isso tem uma margem de progressão enorme e que o clube aposta muito neste jovem, como aposta em todos, mas com imensa expectativa no que este jovem pode dar, devido também a questões que poderiam limitar o jovem psicologicamente às quais o atleta é alheio. Mas isso é assunto encerrado e a meu ver o Iuri está melhor que o ano passado!
O Afonso é um jovem que já tinha frequentado as escolinhas do clube mas que depois optou pelo ténis. É um jovem com muito para dar e muito para aprender. Mas existe ali muita qualidade para trabalhar! E é só com trabalho que conseguimos chegar onde queremos!! 
Boa sorte para o Iuri e para o Afonso e que este ano seja um ano de sucesso! 

Esperemos que esta semana ainda haja mais boas notícias no que diz respeito a entrada de atletas que por várias razões ainda não poderam dar o seu contributo à equipa!!
Abraço a todos....

Atlético Clube do Luso vs ARCA (jogo-treino)

Realizou-se no dia 10 de Setembro o primeiro jogo da época para a nossa equipa! Para este jogo juntaram-se duas equipas que se vão confrontar no campeonato que se avizinha, já numa fase avançada do mesmo. Jogo disputado a 3 partes de 20 minutos, sendo que a última parte seria condicionada com cada falta a ser punida com marcação de livre de 10 metros. Mas vamos por partes.
Cinco Inicial: Brilhante (G.R.) - Bochechas (Fixo) - Nuno (Ala) - Iuri (Ala) - Maçãs (Pivot)
Jogaram ainda: Ricardo (G.R.); Fábio N. (Fixo); Isaías (Ala); Marco Martins (Pivot); Luís (Ala) e Trenice (G.R.)
Na 1ª parte, o jogo começou muito intenso, praticamente partido, rondando ambas as balizas constantemente. Até que certo momento, o adversário começa a jogar com o 5 elemento. Ora, tudo até ali falado foi por água abaixo, visto que condicionou e muito o nosso jogo. Foram poucas as vezes que o adversário atacou sem usar o 5 elemento (sendo este o próprio G.r.), antevendo assim o método de jogo que vão adoptar para a sua equipa no campeonato.
Mesmo assim, foi o Atlético quem abriu o marcador, por intermédio de Bochechas, que ao pressionar o portador da bola rouba a bola ao adversário e sem ninguém na baliza faz o golo! Ora, se antes do golo o adversário abdicara de jogar o jogo em si, com o nosso golo ainda insistiram mais com o 5 para 4! Mas a equipa continuou a defender, com alguns erros, mas é de salientar que ainda não tínhamos treinado esta situação de jogo que só o futsal nos proporciona, ao contrário do adversário que já se nota muito trabalho nesse sentido.
Mas quando conseguíamos ter a posse de bola conseguíamos chegar à baliza com algum perigo mas não conseguíamos concretizar. Até que numa jogada de ataque nosso, onde poderíamos chegar ao 2-0, o adversário sai em contra-ataque e finaliza da melhor forma, fazendo a igualdade, mesmo em cima do apito para o intervalo.
Resultado injusto pelo que a equipa produziu nesta parte, mas que serve para que a equipa interiorize que os mais pequenos pormenores fazem a diferença no jogo e que tudo pode mudar!!

Ao intervalo pediu-se mais posse de bola, com mais movimentação e para manterem a mesma atitude, a mesma entrega e disciplina.

Na 2ª parte entramos bem no capítulo da entrega e atitude, mas muito mal na posse de bola, perdendo-se a bola muito facilmente. E com um adversário que sempre que tinha a posse de bola atacava com guarda-redes avançado tornava-se ainda mais complicado gerir o esforço!
E foi com naturalidade que o ARCA chegou ao golo, com um remate cruzado com a bola a entrar no ângulo superior do lado esquerdo do G.r.! Mas a equipa não foi abaixo e logo tentou tomar conta do jogo. E como consequência disso apareceu o golo do empate, com mais uma jogada de insistência por parte de Bochechas, com este a finalizar da melhor maneira ao ângulo superior esquerdo.
Mas ainda nesta parte, surge, a meu ver, o momento do jogo com o guarda-redes Ricardo a lesionar-se e com o guarda-redes Trenice a entrar no jogo muito desconcentrado, vindo a fazer muita diferença no jogo!
Após isto, o resultado foi-se avolumando significativamente até que já na 3ª parte, já o resultado marcava 2x5, acontece outro momento que marca o jogo, com duas situações de ordem de expulsão da parte do guarda-redes adversário (e único) devido às entradas duras executadas pelo mesmo aquando o adversário jogava com G.r. avançado e este ao ser pressionado e perder a bola para os jogadores do Atlético optou por fazer falta!! Ora, para não estragar o jogo que até ali estava a ser um bom jogo, optou-se por não expulsar o atleta, mantendo-se assim em jogo! Ora, se fosse expulso, ditava outra abordagem por parte da equipa técnica do ARCA! Mas esta questão nem é o mais importante! A falta de respeito deste atleta para com o seu colega de modalidade, que com a entrada dura que praticou nem desculpa pediu ao atleta que magoou!! Lamento!! Depois disto tudo, foi mesmo o Atlético que numa jogada soberba em que Luís isola-se podendo ele tentar o golo, mas optou, e muito bem por dar a bola ao colega ao lado, Marco Martins para fazer o golo. Jogada de grande sentido posicional e de grande espírito de equipa por parte de Luís que deu assim um golo fácil a Marco, mas que em jogos oficiais pode fazer a diferença!!
O ARCA ainda marcou mais dois golos, um em contra-ataque e outro num livre de 10 metros. O marcador ficou fechado com Nuno a marcar o golo num livre de 10 metros. Resultado Final: Atlético do Luso 4 - ARCA 7

O resultado não era o mais importante para este jogo, porque antes do jogo começar a equipa traçou alguns objectivos para este jogo e de uma forma geral esses objectivos foram alcançados. De salientar também que a equipa estava privada de 5 atletas que certamente trariam mais qualidade à equipa (Joel Mira (G.R.); Marco Alves (Ala); Tiago Ferreira (Fixo); Afonso (Ala)).

De uma forma geral, os atletas estiveram fantásticos, no que diz respeito à entrega, ao espírito de grupo, sendo que neste jogo deu para tirar mais informações sobre a equipa, devido à condicionante forma de jogar da equipa adversária, mostrando assim que não foi a melhor opção de jogo-treino para nós.
Queria deixar uma palavra de apreço à equipa liderada pelo Miguel, que estiveram muito bem, demonstrando já um óptimo trabalho no que diz respeito ao 5 para 4, e com muita qualidade nos seus atletas.
Mas tenho de deixar aqui uma ressalva. Visto que era um jogo amigável, aconteceram situações que num jogo oficial alguns jogadores do ARCA seriam punidos com cartões por responderem mal a quem conduzia o jogo e pelas jogadas faltosas que o guarda-redes da mesma equipa cometeu, ficando eu sem entender o porquê da ironia de certa pessoa aquando da repetição de um livre de 10 metros contra a sua equipa!!!
Pois como eu digo...."Os jogadores são construídos à imagem de quem os orienta..."

Para os meus atletas quero deixar uma palavra de incentivo, para que continuem a absorver a informação que lhes é fornecida tanto nas palestras como no treino em si, continuando a melhorar treino após treino!!
Abraços e até à próxima notícia!!

Novo calendário do Campeonato Distrital de Juniores!

Soube-se no dia 8 de Setembro que teria de existir novo sorteio no que diz respeito ao calendário de Juniores devido à desistência da equipa Crecor, que inicialmente estava para disputar a zona Norte do campeonato distrital de Juniores. Visto isto, a Associação de Futebol de Aveiro sentiu-se na obrigação de fazer novo sorteio, mas desta vez com uma única série onde agrupa as equipas das duas zonas do sorteio inicial em um campeonato de 16 equipas.
Assim, o sorteio ditou a 1ª jornada com os seguintes embates:
Como se pode ver este novo sorteio formou um campeonato super-competitivo, com muitas equipas para lutar pelo 1º lugar. São equipas de uma realidade diferente à nossa onde têm uma formação contínua dos atletas desde muito novos. Tal não acontece no Atlético do Luso devido a vários factores. Ainda!! Com trabalho e dedicação acredito que a minha equipa estará preparada para este duro campeonato e por vezes inglório com algumas lutas entre "David e Golias"!! Mas são 5 contra 5 e começa 0 - 0!! Tudo pode acontecer...e vai acontecer!!!

Calendário do Campeonato Distrital de Juniores de Aveiro

Com a pré-época ainda a decorrer e dentro dos planos que a equipa técnica traçou, soube-se no dia 5 de Setembro o calendário da época que esta equipa vai ter pela frente. Vai ser um campeonato duro, mas com muito trabalho acredito que este plantel, embora muito jovem, seja capaz de fazer coisas brilhantes. O campeonato de Juniores distingue-se por duas zonas (Norte e Sul), sendo que coube-nos a nós a zona mais a sul de Aveiro. O campeonato começa já no dia 1 de Outubro e ditou na 1ª Jornada os seguintes jogos:

É um zona com dois grupos distintos, na minha opinião, em que se enaltece os nomes do Beira-Mar, do Covão do Lobo, do Gafanha, e do CRECUS, pelo trabalho já feito nos anos anteriores pelos gabinetes de formação destas mesmas equipas; e outro grupo em que estão os outros nomes, como os Atómicos, Belazaima, Atlético do Luso, ARCA e Barrô, sendo que deste grupo estarão equipas que poderão "roubar" pontos às equipas do outro grupo, ou seja, das equipas que poderão realmente assumir serem campeões de Zona e de Distrito e assim, chegar à Fase Final Nacional!!
Da minha equipa espero muito sacrifício, muito empenho e muito trabalho, para que a aprendizagem dos atletas esteja dentro dos parâmetros definidos pela equipa técnica, para que assim se possa "combater" com as mesmas armas contra as outras equipas e assim, não se criem aquelas diferenças de qualidade que ditam resultados avolumados!! Para isso, conto com todos os meus atletas!!
Em breve novas notícias... 

Início da Pré-época

No dia 22 de Agosto iniciaram os trabalhos de pré-época do plantel júnior do Atlético Clube do Luso.  Foi uma semana intensa onde se trabalhou a capacidade física e a relação dos atletas com a bola. Visou dotar os atletas de qualidade de passe e recepção e movimentação. Sendo uma equipa quase nova digamos que terá de ser considerado este ano o ano zero. Não só pela entrada de muitos jogadores mas também de uma nova equipa técnica, que traz um novo conhecimento impondo assim novos métodos de trabalho a que os atletas nunca foram sujeitos. O plantel júnior este ano é muito jovem, sendo que a maior parte dos atletas ainda têm idade de juvenil. Da equipa de juniores do ano passado do Atlético permaneceram Carlos Rodrigues (Bochechas), com 17 anos; Nuno soares, com 17 anos; Marco Martins, com 16 anos; Maçãs, com 18 anos; Brilhante, com 16 anos; Diogo Rodrigues (Ternice), com 18 anos. Entraram este ano Marco Alves, com 16 anos; Joel Mira, com 16 anos; Tiago Ferreira, com 16 anos; Isaías, com 16 anos; Fábio Nunes, com 16 anos; Luís, com 17 anos; Ricardo, com 17 anos. Existem ainda algumas incertezas em relação a alguns jogadores que ainda não puderam comparecer aos treinos pelas mais diversas razões, mas que a equipa técnica espera contar com eles.

Sendo assim, a equipa de juniores do Atlético é constituída por:
Carlos Rodrigues (Bochechas) - Fixo / Ala
Nuno Soares - Ala
Marco Martins - Pivot
Maçãs - Ala / Pivot
Marco Alves - Ala
Joel Mira - Guarda-redes
Tiago Ferreira - Fixo
Isaías - Ala
Brilhante - Guarda-redes
Fábio Nunes - Fixo
Luís - Fixo / ala
Ricardo - Guarda-redes
Diogo Rodrigues (Ternice) - Guarda-redes

Nova etapa na vida!

Depois de vários anos a jogar, onde passei por vários clubes, onde tive várias experiências, onde conheci grandes pessoas, depois de subidas e descidas de divisão e, o pior, depois de nos últimos anos ter sido fustigado por muitas lesões que dificultava ter um bom rendimento, eis que chegou a hora de ter de dizer adeus à prática como federado desta modalidade que tanto adoro! E como muitos que acabam as suas carreiras desportivas dentro das "4 linhas" viram treinadores, eu não fujo à regra!! Deixamos de jogar mas o "bicho" fica cá dentro, atrevendo-me a dizer que parece que cresceu ainda mais. Agora, nesta nova etapa, pretendo ter uma evolução diferente (para melhor, óbvio) daquela que tive como jogador. Se como jogador fui um irreverente, mal-amado, mal entendido, com muito mau feitio, mas com algumas qualidades que me valeram grandes exibições e grandes campeonatos, com muitas opiniões positivas a meu respeito, por outro lado, como treinador sou aquilo que os meus treinadores nunca foram para mim! Sou um treinador que reincrimino quando tenho que reincriminar, mas sou o primeiro a congratular o mesmo jogador quando faz o que se pretende! Treinador presente, que corrige o que está mal, dando uma evolução positiva ao atleta, treinador que incentiva os atletas constantemente, que fala com eles, que os ajuda a interpretar os problemas pessoais de outra forma! Gosto do que faço e sinto prazer em aprender e ensinar a cada dia que passa!!
É óptimo ser-se treinador de jovens!!

Abertura do Blog Sandro Futsal 10!!!

É com enorme prazer que posso anunciar a partir deste momento a abertura oficial do meu novo blog! Foi criado exclusivamente para todos os amantes de futsal, mantendo os visitantes informados sobre o meu percurso desportivo e de todos os que farão parte dele.  Sempre que possível tentarei dotar este espaço de material didáctico no que ao futsal diz respeito. Um abraço a todos com esperança que este blog sirva com utilidade a todos os que o visitam.