terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL SÉNIORES MASCULINOS

5ª JORNADA

GAFANHA DO CARMO - 3 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 3

No dia 16 de Novembro, pelas 17 horas, o Atlético Clube do Luso deslocou-se a Gafanha do Carmo, no jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato distrital de Aveiro em futsal. A equipa do Luso vinha de um empate cedido em casa na jornada anterior ante o Gafanha e estava determinada a voltar ao rumo dos jogos vitoriosos.

A equipa iniciou com:
12 – Rochinha (G.r.), 3 – Piríco, 7 – Fernando Bacana, 8 – João Peixeiro, 10 – Nunito.

No banco:
1 – Helder (G.r.), 2 – Iúri, 5 – Vicente (C), 6 – Nuno Bacana, 9 – Carlitos, 21 – Tiago (G.r.), 37 – Noé. 

A equipa entrou muito confiante e determinada, muito concentrada e isso reflectiu-se no comandar do jogo na 1ª parte mas não no resultado. Processos de jogo muito compactos, organizados e isso permitiu mandar no jogo sem que o adversário tivesse uma clara ocasião de golo, e chegar assim ao golo por intermédio de Noé, estavam decorridos 7 minutos de jogo. Até ao intervalo, foram as inúmeras vezes que a equipa do Luso não aproveitou as oportunidades de golo criadas e isso reflectiu-se no final do encontro como vamos ver mais à frente.

A 2ª parte começou com um Gafanha do Carmo mais pressionante, mas sem clarividência, mas que atrapalhou mesmo assim a forma de jogar do Atlético. 
Mesmo assim, foi a equipa forasteira a ampliar a vantagem com Nuno Bacana a chegar ao golo, logo aos 3 minutos da 2ª parte. A partir daqui o jogo ficou muito confuso, com a dupla de arbitragem a complicar nas suas acções, vacilando na pressão que o treinador local estava a proporcionar! O Gafanha do Carmo reduz a desvantagem já com o 5º elemento em campo, e chega dessa mesma forma ao empate, com os golos a serem marcados aos 7 e 11 minutos respectivamente. Aos 14 minutos de jogo, o árbitro não teve coragem de assinalar uma falta a favor do Atlético e em superioridade numérica o adversário dá a volta ao marcador. O adversário já com 5 faltas desde os primeiros minutos de jogo desta 2ª parte, não mais cometeu nenhuma devido à falta de coragem dos árbitros de as assinalarem. O Atlético do Luso viu-se obrigado a utilizar o seu 5º elemento e foi aí que num lance confuso chega ao empate por intermédio de João Peixeiro. Final de jogo, com empate a 3 bolas, mas com sabor a derrota, visto que fomos superiores em tudo menos naqueles 5 minutos de desconcentração. 

Se o facto de os árbitros terem condicionado a nossa forma de jogar na 2ª parte, não são os culpados na íntegra deste resultado, visto que tivemos as oportunidades necessárias para matar o jogo na 1ª parte.

Próximo jogo é dia 30 de Novembro no Pavilhão do Luso, onde receberemos o Travassô, perspectivando mais uma enorme batalha na obtenção da vitória.

RELATÓRIO:



CLASSIFICAÇÃO:



CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL SÉNIORES MASCULINOS

4ª JORNADA

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 2 GAFANHA - 2

No dia 9 de Novembro, pelas 18 horas, o Atlético Clube do Luso recebeu a equipa do Gafanha, no jogo em que se realizava a 4ª jornada do campeonato distrital de Aveiro em futsal. A equipa do Luso vinha de duas vitórias seguidas e estava determinada a continuar com essa sequência de jogos vitoriosos.

O facto é que o Atlético não esteve tão bem neste jogo como nos jogos anteriores e isso reflectiu-se no resultado.

A equipa iniciou com:
12 – Rochinha (G.r.), 3 – Piríco, 7 – Fernando Bacana, 10 – Nunito, 28 – Sousa.

No banco:
1 – Helder (G.r.), 2 – Iúri, 5 – Vicente (C), 6 – Nuno Bacana, 8 – João Peixeiro, 9 – Carlitos, 23 – Pina.

O jogo não correu de feição à equipa do Atlético Clube do Luso, devido apenas à falta de atitude, facto que condiciona a entrega que se pretende que se tenha em todos os jogos. Estávamos a jogar perante uma equipa muito forte, com processos muito bem definidos, e contando nas suas fileiras com jogadores muito bons nos processos do futsal. Mas facto é que se a equipa do Gafanha esteve forte neste jogo, deve-se mesmo à atitude menos positiva com que a equipa da casa encarou o jogo. E essa instabilidade emocional fez com que o adversário acreditasse constantemente que era capaz.

Para a 2ª parte a equipa da casa quis entrar mais forte, com mais atitude, mas quase sempre a jogar sem discernimento e mais a jogar com o coração, facto que muitas vezes partia o jogo o que faria com que a equipa forasteira tivesse mais situações de marcar golo embora não as conseguisse finalizar da melhor forma. Mesmo assim, a equipa do Luso fez uma enorme 2ª parte, no que diz respeito à entrega e atitude e foi num lance desses que chegou ao golo, com Fernando Bacana a pressionar alto e a roubar uma bola na defensiva do Gafanha e a desferir um remate que culminou com golo. Estava feito o empate. Facto era que a equipa depois do empate alcançado, não acalmou, mantendo o ritmo muito alto do jogo e foi assim que a equipa do Gafanha voltou à vantagem numa perda de bola numa transição ofensiva em superioridade numérica que se transformou em inferioridade numérica em que o adversário aproveitou da melhor maneira. Até que de um remate mal executado de um atleta do Gafanha, que saiu na linha de fundo, o guardião Rochinha agarra rapidamente na bola, executa passe para Nuno Bacana, este isola João Peixeiro que à entrada da área desfere remate para golo. Estava reposta a igualdade novamente, resultado que não viria a sofrer alterações até ao final.

Empate a 2 golos, em que sabe a vitória, visto que sempre corremos atrás do prejuízo, e deu-se de vantagem a 1ª parte para o adversário. Mesmo assim, importante resposta da equipa que quis alterar o rumo do jogo, e quando não funciona a cabeça, a equipa dá a resposta com o coração!

Próximo jogo é dia 16 de Novembro em Gafanha do Carmo, perspectivando duro encontro na busca da vitória.

RELATÓRIO:



CLASSIFICAÇÃO:


CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL SÉNIORES MASCULINOS

3ª JORNADA

C.A.P. ALQUERUBIM - 0 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 5

No dia 2 de Novembro, pelas 18:30 horas, o Atlético Clube do Luso deslocou-se a Alquerubim, para defrontar a equipa local, na realização da 3ª jornada do campeonato distrital de Aveiro em futsal. A equipa do Luso vinha de uma vitória na jornada anterior, e a equipa da casa ainda não tinha conquistado qualquer ponto até à altura.

O facto é que o Atlético estava determinado a dar continuidade à vitória conquistada na jornada anterior e assim poder prosseguir com os seus objectivos.

A equipa iniciou com:
12 – Rochinha (G.r.), 3 – Piríco, 6 – Nuno Bacana, 10 – Nunito, 28 – Sousa.

No banco:
1 – Helder, 2 – Iúri, 5 – Vicente (C), 7 – Fernando Bacana, 8 – João Peixeiro, 9 – Carlitos.

O jogo começou com um Atlético confiante, a querer mandar no jogo desde cedo, com muita qualidade na posse de bola, mas a não conseguir traduzir toda essa supremacia em ocasiões claras de golo. O adversário pouco conseguiu trabalhar, tal era a atitude defensiva que a equipa empregou, e só a espaços muito largos é que conseguiam aproximar-se na baliza de Rochinha, e a maior parte das vezes em remates detrás da linha dos 12 metros. Até que o marcador foi inaugurado aos 3 minutos, com Sousa, que num passe na diagonal a rasgar toda a defensiva da equipa adversária descobre Piríco que na cara do guarda-redes pica-lhe a bola por cima e faz o 1º golo. Com a obtenção do golo a equipa acalmou e ganhou mais confiança, melhorando os processos ofensivos e não foi preciso esperar muito para aumentar a vantagem, com golo de Nunito aos 6 minutos. Aos 9 minutos chega o terceiro golo, num lance de laboratório, com Rochinha a entregar a bola a Sousa que na linha de fundo faz passe para dentro da área onde aparece Nunito a finalizar para golo. No minuto seguinte e num livre relativamente longe, Sousa remata não muito forte mas chegou para enganar o guardião da casa, que ao não conseguir ver a bola partir, permite que Sousa marque golo, metendo o resultado em 0-4! Estava aproveitado da melhor forma o desnorte da equipa da casa, em que nos permitiu alcançar um resultado avolumado mas mais que justo. O jogo arrefeceu um pouco, começamos a baixar as linhas defensivas sem que os jogadores se tenham apercebido (tentou-se rectificar esse aspecto várias vezes) facto que permitiu ao adversário acreditar mais que poderia chegar ao golo. Depois desse momento do jogo menos bom, a equipa nunca deixou de criar oportunidades de golo e isso veio-se a confirmar com novo golo, desta vez marcado por Peixeiro, estavam decorridos 16 minutos de jogo. Os atletas do Luso estavam muito confiantes, muito objectivos, e muito determinados a ampliar o resultado.

Para a 2ª parte pediu-se para manter a atitude, mas foi a equipa da casa que mantendo uma pressão maior a todo o campo não permitiu que a equipa do Luso jogasse o que sabe. A equipa não conseguia sair a jogar, e tentou-se corrigir esse aspecto, mas apenas com sucesso a espaços. Mesmo assim foi a equipa do Atlético do Luso a estar sempre mais próxima do golo, e foi já com guarda-redes avançado adversário que se esteve perto de ampliar a vantagem, com Iúri a roubar a bola a meio-campo mas a não conseguir dar a direcção certa à mesma. 

Fim de jogo e vitória justa da equipa do Luso que esteve fantástica na forma como abordou o jogo.

Próximo jogo é dia 9 de Novembro no Luso, recebendo o Gafanha.

RELATÓRIO DE JOGO:



CLASSIFICAÇÃO:



CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL SÉNIORES MASCULINOS

2ª JORNADA

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 3 BRANCA ACTIVA - 0

No dia 19 de Outubro, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal do Luso, realizou-se o encontro da 2ª jornada do campeonato distrital de Aveiro em futsal, que opunha a equipa do Atlético Clube do Luso à equipa do Branca Activa. Ambas as equipas vinham de derrotas pesadas na 1ª jornada, facto que poderia condicionar o jogo das duas equipas.

O facto é que o Atlético estava determinado a mostrar que o resultado no 1º jogo foi um acidente de percurso, e queria assumir a responsabilidade de jogar em sua casa.

A equipa iniciou com:
12 – Rochinha (G.r.), 3 – Piríco, 6 – Nuno Bacana, 10 – Nunito, 28 – Sousa.

No banco:
5 – Vicente (C), 7 – Fernando Bacana, 8 – João Peixeiro, 9 – Carlitos, 13 – Fábio, 21 – Tiago (G.r.), 23 – Pina.

O jogo começou com um Atlético confiante, mas algo confuso na definição das suas jogadas, mas que mesmo assim estava a tornar-se difícil para o adversário poder ter a posse da bola, tal era a supremacia do Atlético na posse da mesma. O adversário pouco, ou nenhum trabalho deu ao guardião Rochinha, mas também os atletas do Luso não estavam a conseguir chegar à baliza adversária como pretendiam. Até que depois de alguns ajustes, a equipa melhorou ofensivamente e começou a chegar mais vezes à baliza adversária, factos que valeram o golo alcançado, numa jogada bem definida, com Nunito a rematar contra o corpo do último defensor que estava em cima da linha de golo, e a bola a sobrar para Sousa que coloca o remate fazendo assim o golo inaugural do jogo.

Para a 2ª parte a equipa entrou mais determinada, com mais vontade de ampliar o resultado e assim poder gerir melhor o jogo. Mas tal atitude e entrega permitiram abrir mais o jogo e o adversário conseguiu aproximar-se mais vezes da nossa baliza, mas apenas por duas situações atingiram verdadeiramente o perigo. O atlético jogava rápido, com muita movimentação e isso veio trazer mais dificuldades ao adversário de suster os ataques da equipa da casa. Até que num lance individual de Fernando Bacana, que ao entrar na área é derrubado e o árbitro prontamente assinalou pénalti, que Sousa ao ser chamado para converter o mesmo não falhou. Estava feito o 2-0, dando assim alguma justiça em relação ao que se passava em campo. O adversário começou a pressionar mais alto, e com uma substituição rápida, Nunito aparece nos 10 metros finais e assiste João Peixeiro, que remata colocado e faz o 3-0! Fantástica jogada culminada com golo. Até ao final do jogo existiram mais oportunidades para ampliar o resultado mas sem sucesso.

Vitória justa da equipa da casa mas que peca por escassa.

Próximo jogo é dia 2 de Novembro em Alquerubim, perspectivando dura batalha para a obtenção dos 3 pontos.

RELATÓRIO DE JOGO:



CLASSIFICAÇÃO:



CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL SÉNIORES MASCULINOS

1ª JORNADA

G.C.R. OSSELA - 8 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 0

1ª parte de excelente nível dos atletas do Luso que encarou o jogo com uma postura muito séria, concentrada, facto que não permitiu à equipa da casa muitos espaços para jogar nem para finalizar, conseguindo chegar à baliza do guardião do Luso por intermédio de remates atrás dos 15 metros. A equipa do Luso jogava bom futsal, com muita dinâmica, e não era com surpresa que as melhores oportunidades de golo pertenceram todas à equipa do Luso, mas todas sem sucesso. Nem mesmo o penalti conseguido os atletas do Luso conseguiriam converter. E foi num lance de pura sorte, em 1 dos muitos remates de longe que conseguem chegar ao golo, com a bola a embater no peito de Pina e esta a entrar na baliza.
Intervalo e o resultado era extremamente injusto!!

A 2ª parte foi o descalabro! A equipa veio sem identidade, sem atitude, acusando a injustiça do resultado ocorrido na 1ª parte. Resume-se apenas a isto...Em cada erro cometido, surgia um golo da equipa da casa!!! A equipa perdeu confiança e não foi com surpresa que o resultado chegou aos expressivos 8-0! Surpresa foi ver a equipa sem reacção para inverter o rumo que o jogo tomou na 2ª parte.

Próxima jornada joga-se em casa frente ao Branca Activa.

RELATÓRIO DE JOGO:



CLASSIFICAÇÃO: