quarta-feira, 6 de março de 2013

SORTEIO DA TAÇA DISTRITAL JUNIORES

Já decorreu o sorteio para a fase seguinte ao campeonato de juniores da distrital de Aveiro. Passam os 1ºs lugares de cada grupo mais o melhor 2º classificado.

O sorteio ditou então as seguintes séries:



BALANÇO DO CAMPEONATO DISTRITAL DE JUNIORES, ZONA SUL DE AVEIRO

Terminou o campeonato distrital de juniores, da zona sul de Aveiro! À partida existia um grupo de equipas que se iriam gladiar pelo título, tais como, Covão do Lobo, Beira-Mar, Gafanha, Saavedra Guedes, Travassô e Telhadela, mas podemos constatar a supremacia da equipa do Covão do Lobo, que em mais um ano, não deu qualquer hipótese às restantes equipas de discutir o título, terminando um campeonato imaculado.

Sobrava então um núcleo de cinco equipas para discutir os lugares cimeiros, e aqui foi mais forte a equipa do Telhadela, que tendo sido campeões distritais de juvenis na época transacta, pode-se dizer que fizeram um campeonato fantástico. nos lugares seguintes ficaram Saavedra Guedes, Beira-Mar e Travassô, respectivamente, que fecharam a primeira metade da tabela classificativa. A meu ver foram equipas muito parecidas, muito equilibradas, e que saberiam de antemão que iriam perder pontos entre eles, e quem vacilasse mais com as equipas do fundo da tabela é que iria ficar para trás.

O Gafanha ficou na segunda metade da tabela, mas pela diferença pontual em relação às equipas abaixo dela, pode-se dizer que faz parte do grupo de cima, mas para mim foi a equipa que mais desapontou neste campeonato, pelo facto do que fizeram no passado campeonato,metendo assim a fasquia muito alta, e pelos resultados inconstantes ao longo do campeonato. Ora faziam jogos fantásticos, tais como o desta última jornada, or faziam jogos onde demonstravam pouca agressividade permitindo que os adversários se galvanizassem.Mas a qualidade está lá toda.

A ocupar os últimos quatro lugares da tabela classificativa, as equipas que estavam destinadas a lutar entre si para obter o melhor lugar possivel. São elas, a Arca, Albergaria, Luso e Angeja.

A Arca, entre estas que frisei anteriormente, era aquela com mais probabilidade de conseguir um campeonato mais tranquilo, devido aos seus atletas terem mais formação que os atletas das restantes. Sendo assim apresentaram sempre um futsal compacto, falhando nos detalhes. O Albergaria ocupou o lugar seguinte, fruto da vitória no último jogo do campeonato, e da derrota do Luso diante do Angeja.

O Atlético do Luso vem logo de seguida. Teve um início de campeonato terrível (em 4 jogos apenas jogou 1 em casa), defrontando Telhadela, Gafanha, Covão do Lobo e Saavedra Guedes, fazendo assim que os jovens inexperientes do Luso perdessem a confiança, o que permitiu resultados negativos e muito dilatados, fruto também do futsal prático e constructivo que sempre se tentou praticar, e não fechando-se na defesa para não sofrer muitos. Notou-se que os jovens adquiriram muitos processos, falhando muitas vezes nos promenores e na tomada de decisão, factos devidos à maior parte dos jovens terem-se iniciado no futsal somente nesta idade, num clube onde não tem escalões de formação mais baixos.

Por fim, o Angeja, que inicialmente parecia que iria fazer um campeonato razoável mas que depois foi perdendo força, ocupando assim o último lugar.

Para finalizar, quero deixar aqui os parabéns ao Vitor Blanco e aos seus atletas pelo campeonato conquistado, desejando-lhes boa sorte para a Taça Nacional de Juniores, na esperança que repitam no mínimo o resultado alcançado na época passada.

Um abraço a todos os treinadores da zona sul....

TREINADOR DA EQUIPA DE JUNIORES MASCULINOS DO ATLÉTICO CLUBE DO LUSO

*SANDRO SANTOS