quinta-feira, 18 de abril de 2013

TAÇA DISTRITAL JUNIORES - SÉRIE C - 2ª JORNADA

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 5 TRAVASSÔ - 3

Para este jogo proporcionou-se algo inédito no clube, e também para os jogadores, que nunca passaram por algo do género! Fui criticado, e até fui alvo de alguns sorrisos irónicos por ter feito o programa que fiz para este jogo, mas sem correr riscos não se alcança nada, e a recompensa veio no fim, mostrando que afinal não estava enganado, mas que vale a pena "caprichar" nestes miúdos, mesmo vindo de resultados negativos antes deste acontecimento. Passo a explicar!

A concentração foi totalmente diferente do normal!! Proporcionou-se uma concentração/estágio aos jogadores como se de profissionais se tratassem.

PROGRAMA DESPORTIVO:

17:30 - Chegada dos jogadores ao pavilhão
18:00 - Treino
19:15 - Lanche
19:35 - Passeio
19:50 - Aquecimento de jogo
20:30 - Jogo

Visto isto, passemos ao jogo!!

O jogo começou em ritmo alto, com o Travassô a pressionar alto, como seria de esperar, não fosse esta equipa dotada de elementos com enorme qualidade, e com processos bem estruturados. Os jovens do Luso mostravam enorme confiança na posse de bola, com linhas de passe muito bem definidas e logo no 2º minuto de jogo consegue inaugurar o marcador, fruto dessa mesma confiança. Lançamento a nosso favor em zona defensiva ainda, com pressão da equipa do Travassô, só que a bola entra em Luís, que executa passe nas costas da defensiva onde está Nuno, e este orientando a sua recepção executa de imediato passe para dentro da área onde aparece Isaías a encostar e a fazer o 1-0! Neste lance está a prova de que se metermos em prática no jogo o que se treina, as coisas resultam e dá-nos confiança!! O jogo estava a ser muito bem disputado de parte a parte e ambas com muita qualidade na posse de bola, encaixando-se defensivamente uma na outra o que não dava muitas oportunidades de finalização. Até que num lance em que Nuno tenta fintar, perde a bola permitindo ao Travassô conseguir superioridade numérica de 3 para 2, com um jovem adversário a dar o melhor seguimento ao lance, fazendo assim o empate. No 1º erro que se cometeu até então a equipa sofre golo, o que tem sido normal acontecer em todos os jogos! Depois disto assistiu-se a alguns momentos com muitas perdas de bola das duas equipas o que fez abrandar o ritmo de jogo. A equipa do Travassô era a mais perigosa, no que ao golo diz respeito, e numa recuperação de bola, o Travassô inicia o contra-ataque e o jogador na cara de Luís não conseguiu o remate, com Luís a estagnar a jogada rápida do Travassô, mas esse mesmo jogador dá a bola para trás, onde aparece outro jovem adversário a rematar muito fraco, mas a bola saiu muito colocada o que não permitiu a Luís a possibilidade de defesa! Estava feito o 1-2, com 14 minutos para jogar. Só que no mesmo minuto e aproveitando o desacerto da equipa da casa, o Travassô amplia a vantagem para 1-3, com o jovem adversário a rematar fora da área, com Luís a defender para a frente, e levando a bola a embater na cabeça de outro jovem do Travassô, que desta feita leva a bola a entrar na baliza!! Pediu-se o desconto para a equipa acalmar, e mostrar como poderia dar a volta à situação. o que é certo é que a equipa reentrou melhor e voltou aos índices do início do jogo. Com um jogo mais fluído, mais dinâmico e muito mais rápido, permitiu-nos aparecer mais vezes em zona de finalização e com muito mais perigo.

O facto é que a sorte não estava do nosso lado, e se por um lado era o guardião adversário a fazer excelentes defesas, por outro era os postes a negarem o golo por duas vezes...até que Nuno consegue romper pelo corredor lateral passando um adversário, e num remate cruzado leva a bola a embater novamente no poste...só que desta vez a bola sobra para Cláudio que com muita calma tira um adversário da frente e faz golo, reduzindo para 2-3! Faltavam ainda 9 minutos para jogar da 1ª parte e o jogo prometia muito, tal era a disponibilidade das duas equipas em praticar um futsal dinâmico! Nestes minutos finais, assistiu-se a uma pressão maior do Travassô, o que levava a alguns roubos de bola e a aparecerem nos corredores laterais sem marcação, mas Luís exemplar dava a cobertura quando a defensiva falhava!! Quando os jovens do Luso tinham a bola, optavam por atacar no momento certo e isso aconteceu algumas vezes e só o guarda-redes adversário evitava males maiores.

Chegava o intervalo e o marcador estava em 2-3, com alguma supremacia do Travassô no que diz respeito aos processos bem definidos, com jogadas bem desenhadas, mas os jovens do Luso não estavam muito longe do que o Travassô estava a fazer e por isso mesmo foi uma 1ª parte muito bem disputada.

Ao intervalo, deu-se alguns conselhos, ajustou-se algumas situações de jogo e corrigiu-se algumas falhas da 1ª parte.

A 2ª parte começou como a 1ª parte, num ritmo alto imposto pela equipa adversária, com um futsal mais rápido, mas os jovens do Atlético perceberam muito bem as indicações dadas pelo treinador, no que diz respeito à forma de defender as movimentações do adversário, e aos poucos fomos neutralizando as investidas do adversário. Com 5 minutos de jogo jogado, uma jogada tirada a papel químico do 1º golo do Atlético do luso, com Luís a receber a bola de um lançamento na nossa zona defensiva, fazendo passe para as costas da defensiva adversária, onde está Nuno a receber a bola e orientando a sua recepção disfere de seguida remate cruzado batendo o guardião do Travassô! Estava feito o empate a 3 bolas e ainda 15 minutos de jogo! Nesta fase alguns jovens do Travassô sentiram o golo marcado pelo Luso, e entraram em faltas sucessivas, o que viria a ser fatal para a sua equipa! O jogo ficou um pouco partido, com investidas de parte a parte numa sucessão de ataque e contra-ataque, com os dois guarda-redes a brilharem eliminando todas as hipóteses de chegar ao golo a ambas as equipas. Só que com 6 minutos para o fim do jogo, um jovem do Travassô derruba um jovem do Atlético, o que dá a expulsão do mesmo e como era a 6ª falta, deu direito a livre directo da marca dos 10 metros. Nuno foi o escolhido para bater o livre....e não falhou!!! Estava feita a reviravolta! 4-3 para a equipa da casa...num jogo que estava a ser intenso! O adversário logo começou a jogar com o seu guardião mais avançado, e com alguma dificuldade fomos evitando o golo forasteiro. Pediu-se de imediato o tempo de desconto para limar algumas arestas, corrigir posições defensivas, e a equipa entendeu muito bem o que se pediu! É certo que o adversário rematou certamente umas vinte vezes, mas quase sempre foram goradas ou pelos defensores que bem posicionados a bola lhes embatia, os os remates iam para fora. Aqueles que iam à baliza, Luís ia defendendo bem e sempre que podia ia tentando o golo. Até que a 10 segundos do fim e num remate defendido por Luís, este agarra na bola e remata directamente à baliza adversária e faz o golo, acabando assim com as hipóteses de o Travassô chegar a outro resultado!!

Fim de um jogo muito bem disputado, contra uma das equipas que melhor futsal pratica, mas esta noite os jovens do Luso foram exemplares não dando muitas hipóteses dos jovens do Travassô mostrarem todas as suas qualidades!

Se muitas vezes escrevo críticas às performances da equipa, desta vez não posso deixar em vão e escrever que neste jogo demonstraram o que é verdadeiramente uma equipa, metendo em prática tudo o que se treina!

Parabéns a toda a equipa...mas esta vitória é apenas a demonstração de como devemos encarar todos os jogos!!

Aqui fica a tabela classificativa e o relatório de jogo:



(A ordem dos jogos foi alterada)

 










(Tabela classificativa com as 4 jornadas completas)