segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CARTA ABERTA

(SERVE PARA QUE TODOS PERCEBAM COMO SOMOS TRATADOS)

COMO SE IGNORA O FUTSAL NO CONCELHO DA MEALHADA

Deparo-me, como amante da modalidade, com uma situação deplorável, que apesar de não ser nova estas “bandas” me deixa ainda indignado com tudo isto!!!

O futsal é visto, ainda, como o parente pobre do futebol de 11, ainda para mais, nesta zona do distrito de Aveiro, que a sua existência é quase nula, tanto na aposta da associação (referindo-me à “desnortalização” dos eventos), como no apoio da autarquia (em anos anteriores, esperando que esta nova equipa apoie mais o desporto), quer nas próprias gentes, que têm dificuldade em mudar as suas mentalidades, e abraçar esta modalidade!

Se pretendemos criar visibilidade para que a modalidade cresça, terá de ser com os esforços conjuntos de todas as partes envolvidas para que assim mais amantes surjam na modalidade proporcionando um crescimento maior tanto em praticantes como em pessoas responsáveis em projectos, e também em patrocínios e apoiantes.
Por isso mesmo…….

…..Que a associação não aposte nesta zona do distrito porque é a norte que estão os clubes com mais possibilidades financeiras, criando maior sustentabilidade….ainda aceito!

…..Que a Câmara Municipal não apoia todas as associações da forma que todos gostariam que apoiasse….ainda aceito!

…..Que as pessoas não consigam ver o futsal, ainda, como um desporto muito mais completo que, por exemplo, o futebol de 11, em todos os aspectos, e que é o desporto colectivo do presente e do futuro (se for melhor estruturado…) ……ainda aceito!!!

O que não posso aceitar é o serviço público que não se presta em prol da modalidade, pelo jornal local.

O que não posso aceitar é que o único jornal existente no concelho, não publique as notícias referentes às equipas que tentam incutir a modalidade!

Se antigamente era o clube que não facultava as crónicas para serem publicadas (esta a versão da pessoa/jornal), quando na realidade o clube fornecia as crónicas dos jogos e que o que aparecia na edição do jornal era uma minúscula notícia a dizer apenas o resultado. Apenas isto!!!

Enquanto isto, as outras páginas são compostas com enormes crónicas de outros desportos, tais como o hóquei e o futebol de 11, o que acho muito bem, mas percebendo-se assim o porquê de as pessoas do concelho apenas “terem olhos” para estas modalidades, e o futsal assim passa despercebido dificultando o trabalho das pessoas que lutam arduamente para incutir a modalidade neste concelho para dar mais expressão ao futsal!!

Por isso mesmo, e querendo mudar o rumo das coisas, após conversação com um elemento do próprio jornal para que as crónicas referentes aos jogos do clube pudessem ser publicados, chegou-se a um entendimento de que seriam entregues as crónicas em questão, por mim, à referida responsável do jornal, visto que o jornal não teria pessoal suficiente para cobrir todos os eventos desportivos realizados no concelho (o que é compreensível), e nem mesmo com as crónicas publicadas tanto no meu blog como na página do facebook da equipa, bastando a essa pessoa ir “buscar” a notícia em qualquer um dois “sítios”, seria uma possibilidade, possivelmente porque daria muito trabalho.

Face a estes obstáculos todos, concordei que iria enviar por e-mail as crónicas dos jogos para então serem publicadas no referido jornal.

Tendo sido disponibilizadas as crónicas dos jogos realizados até à altura da edição de 11 de Dezembro, viu-se mais uma vez que nada foi publicado de nenhum dos 9 jogos já realizados pela equipa. Aguardei pela edição seguinte (15 dias depois) dando o benefício da dúvida, e não me surpreendeu ao ver que mais uma vez nada foi publicado. E isso revolta-me!!!

ISTO É IMCOMPREENSÍVEL!!!

O jornal não pode servir para promover amigos pessoais! Não pode servir para noticiar sempre as mesmas pessoas!!

A isto chama-se favorecimento!!!

Ainda para mais quando são facultadas as notícias para serem publicadas, não dando trabalhinho algum a alguém do jornal para procurar a notícia!

ISTO É MAU JORNALISMO!!!

ISTO É MAU SERVIÇO PÚBLICO!!!

ISTO É MAU PROFISSIONALISMO!!!

Sinto-me profundamente irritado com esta situação recorrente, que nada dignifica o jornal em questão e só prejudica a visibilidade da modalidade.

Trabalhamos arduamente para que se criem as bases necessárias para que a modalidade cresça no concelho, e um serviço como o jornal local o tem de fazer, ignorar este trabalho é um desrespeito às pessoas que trabalham e à modalidade!

Apenas pediu-se que se publicassem as notícias, não se pediu-se nada de outro mundo! Apenas queremos que as pessoas saibam que existe futsal no concelho, porque tenho a certeza que muita gente deste concelho não sabe que existem equipas federadas a praticar futsal!

Sentimo-nos prejudicados, frustrados, indignados com toda esta situação.

Ressalvo que nunca em momento algum me surjo contra os destaques que as outras modalidades têm no jornal, pelo contrário até, quero sempre que tenham o destaque que têm vindo a ter ou mais. O que pretendo é que as equipas que praticam futsal no concelho tenham o mesmo destaque, nem mais nem menos!

Pretendia que as pessoas que têm a possibilidade de inverter esta situação pudessem perceber o mal que estão a fazer à modalidade, negando a visibilidade pretendida para que o futsal evolua em todos os sentidos no concelho!

Escrevo esta carta ainda muito indignado, pelo que o meu discurso neste momento poderá não ser o mais correcto ou com o maior dos discernimentos, mas sei que falo em nome de muitos amantes de futsal, que gostariam de ver respeitado o desporto que amámos!!!

Um obrigado a todos os amantes de futsal que lutam diariamente contra estes preconceitos, e contra a ignorância das pessoas que não sabem dar valor a esta paixão!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário