quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atlético Clube do Luso vs Dínamo Sanjoanense

No Sábado passado, dia 14 de Janeiro, pelas 15h, realizou-se o jogo referente à 19ª Jornada do Campeonato Distrital de Juniores. Um jogo em que a equipa estava mentalizada para conseguir um bom resultado, mas consciente que seria mais um jogo duro, de muito trabalho.

Para este jogo foram convocados todos os jogadores do plantel, ou seja, os 12 jogadores que o Atlético dispõe no plantel.

O jogo começou com um ritmo baixo, com as equipas a respeitarem-se mutuamente, mas com a equipa do Dínamo a tentar pressionar desde cedo a nossa linha defensiva mais recuada. O Atlético saía quase sempre bem da pressão exercida pelo adversário, criando algumas, mas muito poucas oportunidades para chegar ao golo. Até que com 17:05minutos de jogo por jogar, Nuno ao ser pressionado perde a bola permitindo ao adversário chegar ao golo, abrindo assim o marcador. Estava feito o 0-1, com a equipa a trabalhar bem mas a não conseguir ser objectiva e a vacilar nos pormenores. O Atlético continuou a fazer o seu jogo, até que com 12:11minutos para jogar, e num lance em tudo idêntico ao primeiro, mas desta vez a sorrir para os da casa, Afonso pressiona o adversário, "rouba" a bola, conduzindo a bola para a baliza, e executa passe para Iurí, que em esforço e de um ângulo já apertado, remata e faz o golo merecido! Estava reposta a igualdade no resultado, e também na justiça do jogo em si!! Só que depois do empate o jogo tomou um rumo estranho, da parte da equipa de arbitragem!!! Faltas constantes que não se marcavam, desacerto entre os próprios árbitros, que não se entendiam nas acções, etc!!! Muita coisa para um só jogo e que estes jovens de ambas as equipas não mereciam!! Mas o jogo continuava e os lances por assinalar iam-se acumulando. Até que a 3minutos de acabar a 1ª parte, o treinador do Atlético reclama uma falta que tinha ficado por marcar, e é expulso do banco por parte da árbitra. Ora, quando estes senhores querem ser os protagonistas é lógico que alguém tem que sofrer as consequências, e claro está, tem de pender para o lado dos "mais fracos"!!! Devo dizer que o treinador foi expulso por reclamar uma falta e não por chamar qualquer tipo de nome a referente árbitra!! Apenas se reclamou uma falta (UMA DE MUITAS QUE NÃO FORAM ASSINALADAS!!!!), e por isso mesmo recebeu ordem de expulsão, tendo que continuar o resto do jogo na bancada!! Até ao intervalo mais nada a assinalar! Excelente 1ª parte dos jovens do Atlético.

A 2ª parte começou com alguma intensidade mas com a equipa de São João da Madeira mais recuada, não pressionando a nossa primeira linha defensiva, permitindo assim ter mais posse de bola. O jogo estava muito activo, com as equipas a chegarem às balizas respectivas para finalizar mas sem sucesso. Até que com 09:08minutos para jogar, um atleta do Dínamo na linha de fundo finta dois atletas do Luso, metendo a bola para a entrada da área, onde aparece outro jovem do Dínamo que remata para o fundo da baliza, sem que ninguém metesse o pé!! Estava feito o 1-2. A equipa continuava a tentar chegar ao golo e por algumas vezes esteve perto. Até que com 04:30minutos para jogar surge o momento do jogo! Depois de um remate feito pelos jovens do Luso, a bola sai na linha de fundo, permitindo que o treinador do Dínamo pedisse o "seu minuto"! Aos jovens do Luso foi-lhes dadas novas instruções que no reatar do jogo se tornaram infrutíferas dada à desconcentração com que a equipa entrou em campo. Bola metida em jogo pelo guarda-redes forasteiro para a zona do meio-campo para um colega seu, que já estava a ser pressionado, só que com a ânsia de querer roubar a bola rapidamente, dois atletas do Luso também pressionaram o portador da bola. Só que o portador da bola consegue executar passe para as costas desses três atletas do Luso, aparecendo assim dois jovens do Dínamo na cara de Ternice, não dando a mínima hipótese de defesa. A equipa não traduziu em campo aquilo que lhe foi pedido segundos, e foi traída pela sua ansiedade! Estava feito o 1-3. A equipa desmotivou-se e com 03:43minutos para jogar, Afonso em zona proibída (último homem), tenta sair a fintar perdendo a bola e dando assim a hipótese ao adversário de ampliar o resultado! Estava feito o 1-4! Os jovens do Luso nunca baixaram os braços, lutando sempre até acabar o jogo (demonstrando sempre a sua entidade), e a 01:11 do fim do jogo chega o golo de consolação para estes jovens do Luso! Canto estudado na esquerda, com Iurí a receber a bola e rematando ao 2º poste, onde aparece Afonso que assim faria o 2-4, resultado que mais não se viria a alterar.

Resultado muito injusto pelo que os jovens do Luso fizeram, e não fossem os erros infantis que cometeram na 2ª parte o jogo poderia ser muito diferente, dadas às dificuldades que o adversário estava a sentir. De referir que, mais uma vez, a equipa de arbitragem tirou o protagonismo aos jogadores, com imensos erros na sua arbitragem, demonstrando assim que não têm categoria alguma para apitar jogos, estragando assim o espectáculo que esta modalidade proporciona!! Atrevo-me a dizer que esta é sem sombra de dúvida a pior equipa de arbitragem que alguma vez vi, lamentando assim o estado da arbitragem do distrito de Aveiro! Se algo não for feito, não vejo grande futuro para esta modalidade, antevendo a "destruição" desta modalidade como já aconteceu noutras associações!! Existem bons árbitros nesta associação, mas esta disparidade na arbitragem entre o bom e o muito mau não pode existir! Algo tem que ser feito!! Parece-me a mim que alguns senhores do apito só se preocupam quando estão a ser avaliados pelos observadores, como já tive a ocasião de presenciar!! É lamentável mas é a realidade!
Enfim, falaremos de quem interessa, que são os jogadores! Os jovens do Luso fizeram um excelente jogo, dificultando ao máximo a equipa do Dímano, que tem excelentes executantes de futsal, algo que se evidencia no decorrer do jogo.

Assim fica a tabela classificativa e os restantes resultados:























O próximo jogo do Atlético é Sábado, 19 de Janeiro, pelas 16h, no pavilhão do Barrô, com a equipa local! Até lá, abraços a todos.