quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO VS ALBERGARIA

Para a recepção à equipa de Albergaria, a contar para a 21ª jornada do campeonato, foram convocados todos os atletas do plantel. O jogo estava marcado para as 15 horas no pavilhão do Luso, esperando-se que fosse um bom espectáculo de futsal. Nada disso! Antes do início do jogo a equipa estava avisada para as dificuldades que o adversário poderia trazer (como sempre aconteceu), mas mais uma vez a equipa não entrou com a concentração devida, sem confiança, e sem a atitude que caracteriza esta equipa. A 1ª parte do jogo foi bastante fraca, com um ritmo de jogo imposto por ambas as equipas muito baixo e com pouca qualidade. Atrevo-me a dizer que foi, sem sombra de dúvida, a nossa pior 1ª parte!! E foi com naturalidade que a equipa adversária chega ao 0-2 ao intervalo, mas também sem mostrar muito do que a futsal diz respeito! O Atlético mesmo estando num dia mau, conseguia criar oportunidades mas sem o sucesso pretendido. Contam-se três situações de jogo de "um para o guarda-redes", e muitas de finalização ao 2º poste.

A 2ª parte começou com um pouco mais de intensidade, com o Atlético a ter que ir atrás do prejuízo, e com um adversário a jogar sempre no nosso erro, criando algumas oportunidades. Quando a equipa acordou para o jogo, já só faltavam 10 minutos para o fim da partida, conseguindo criar imensas oportunidades de golo sem nunca as ter conseguido concluir da melhor forma. Até que, com 7 minutos para jogar, a equipa teve direito a um livre indirecto da marca dos 6 metros, por atraso ao guarda-redes. Pediu-se um minuto para mostrar à equipa o que se pretendia naquele livre para se chegar ao golo. A equipa ao executar o lance estudado, o guarda-redes "atropela" um atleta do Atlético com o árbitro a apontar para a marca de penalti. Bochechas é chamado para cobrar...e não falhou! Estava feito o golo que a equipa procurava por forma a dar outro ânimo à equipa! Só que com 6 minutos para jogar, o adversário dilata a vantagem, num lance em que se pedia falta mas com os árbitros a terem outra leitura do lance, que diga-se, é aceitável. O adversário a aproveitar muito bem o facto dos jovens do Atlético jogarem mais no risco em busca do resultado. A equipa continuou sempre a tentar o golo, testando a vulnerabilidade da defesa adversária mas nunca conseguindo chegar ao golo!! Até que com 3 minutos para jogar, o Albergaria chega à 6ª falta, e Tiago, que chamado para converter o livre da marca dos 10 metros remata uma 1ª vez com o guarda-redes adversário a defender brilhantemente mas a não conseguir defender a recarga de Tiago! Estava feito o 2-3 e ainda com algum tempo para jogar. A equipa atacava e mais oportunidades eram desperdiçadas! Mas num último pressing e com o jogo a acabar Tiago rouba a bola a um adversário e este comete falta sobre o jogador do Atlético com o árbitro a apitar para a falta dando quase em simultâneo o apito sonoro para o fim do jogo! Aqui levantou-se a confusão com o banco do Albergaria a perder a cabeça levando alguns dos seus atletas a serem expulsos, inclusive quem os orienta! Chamado para converter a falta, Bochechas optou por marcar o livre onde foi feita a falta (descaído para a esquerda e à entrada da área), e não tremeu!! 3-3, num final de jogo de loucos!!

Queria aqui salientar a falta de personalidade de quem orienta os jovens de Albergaria, que com os seus atletas a cumprimentarem os jovens do Luso, este retirou os seus jovens de campo para que estes não se cumprimentassem, numa clara tentativa de incendiar mais os ânimos!! É pena que alguns jovens se revejam nestes actos!! Uma palavra de apreço aos jovens de Albergaria que têm jogadores de boa qualidade, mas principalmente aos jovens do Atlético, para que este jogo sirva de lição sobre a atitude a ter em campo, não podendo desperdiçar as inúmeras oportunidades criadas neste jogo (contabilizaram-se no mínimo vinte bolas ao 2º poste com o atleta a nunca conseguir finalizar da melhor maneira).

Queria referir que o que está referido aqui não é para tratar mal quem quer que seja! Apenas escreve-se os factos reais e tal como eu, aprendi com os meus erros! Nunca em momento algum se pretende falar mal de quer quer que seja, tanto do clube de Albergaria como dos seus jogadores! Apenas, e quero pensar assim, foram actos irreflectidos da parte de algumas pessoas que mais tarde ou mais cedo aprenderão com os seus erros, tal como eu vou aprendendo!!

Em relação à arbitragem, e apesar de parecer uma arbitragem polémica, os árbitros estiveram muito bem, decidindo sempre bem nos lances de maior dúvida! Digo também que esta será certamente a melhor dupla de arbitragem neste distrito de Aveiro!

Aqui ficam os resultados e a tabela classificativa referente à 21ª jornada: