terça-feira, 16 de abril de 2013

TAÇA DISTRITAL JUNIORES - SÉRIE C - 4ª JORNADA

OSSELA - 9 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 1

Mais um jogo para o norte de Aveiro (2º jogo em três dias, e ambos os jogos com deslocações enormes), e mais uma vez fomos a jogo em circunstâncias complicadas visto que só tínhamos disponíveis 7 atletas para este confronto.

Este jogo divide-se em duas fases!!!

1ª FASE: 1ª parte completa e os 5 minutos iniciais da 2ª parte
2ª FASE: Os últimos 15 minutos de jogo.

Vamos então por fases...

1ª FASE!!

Mesmo com poucos elementos, a equipa entrou muito concentrada, e o adversário chegou ao golo bem cedo até, mas quando se teve que fazer uma substituição por lesão, e Claúdio, acabado de entrar, executa mal um passe, com o adversário a aproveitar da melhor forma. Cláudio ainda não estava no ritmo de jogo que era intenso, imposto pelo adversário, adversário que tem muita qualidade de jogo, com processos muito bem definidos, e com muita qualidade individual. Gostaria de ter esta qualidade na minha equipa, o que tornava mais fácil o meu trabalho e assim o meu trabalho seria reconhecido...mas a realidade é outra, e apesar de não ter esta qualidade individual, estou satisfeito com os meus miúdos, apesar de ser mais difícil ver o meu trabalho reconhecido!Adiante...

O adversário trabalhava muito para chegar à nossa baliza, mas só conseguia por intermédio de remates fora de área, resultado da concentração dos jovens do Luso e da excelente atitude defensiva, o que daria alguns calafrios à equipa da casa quando ganhávamos a bola e iniciávamos contra-ataque com superioridade numérica...mas sem conseguirmos chegar ao golo. Foram algumas situações que poderíamos ter melhor aproveitamento! Fim da 1ª parte.

Na 2ª parte e já com algumas correcções feitas, aparecíamos com mais perigo perto da baliza adversária, facto de defender muito bem e tentar aproveitar as oportunidades criadas, o que aconteceu com 5 minutos de jogo da 2ª parte, com Nuno a roubar a bola nos nossos 10 metros defensivos e a executar um passe cavado nas costas da defensiva do Ossela, permitindo a Cláudio conduzir a bola 15 metros e na cara do guarda-redes adversário a fazer o golo que já merecíamos!!!

2ª FASE!!

15 minutos para esquecer, como se a equipa se ressentisse do golo marcado!!! De um momento para o outro deixamos de ter a atitude e a concentração que tínhamos tido até então e isso é a "morte do artista"!!!
O resultado foi-se avolumando com o 2-1 com 13 minutos para jogar, o 3-1 com 12 minutos, o 4-1 com 11 minutos, o 5-1 com 10 minutos, o 6-1 com 9 minutos, o 7-1 com 8 minutos para jogar! O 8-1 surgiu com 6 minutos para o fim de jogo e o 9-1 com 5 minutos para jogar!! Até ao fim mais nada  acrescentar.

Incrível como uma equipa consegue passar do fantástico ao deplorável em tão pouco tempo!!!
Mas algo me faz ainda acreditar (contrariando quem me meta abaixo por estes resultados) que esta equipa se consegue ter momentos fantásticos durante 25 minutos de jogo, então conseguirá ter em 35 minutos de jogo ou 40 minutos de jogo!! BASTA ACREDITAREM NELES PRÓPRIOS!!!!

Aqui deixo a tabela classificativa e o relatório de jogo:



TAÇA DISTRITAL JUNIORES - SÉRIE C - 1ª JORNADA

CRECOR - 9 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 2

Jogo em atraso, referente à 1ª jornada e com alteração da ordem dos jogos.

O jogo estava envolvido em circunstâncias pouco favoráveis para os jovens do Atlético. É complicado ir para um jogo em que os jovens saem das aulas ao fim da tarde, alguns ainda têm de percorrer 20/30 kms para chegar ao nosso pavilhão, o que faz com que cheguem já em cima da hora prevista para sair! Depois nem tempo se tem para dar um lanche em condições visto que ainda teríamos cerca de hora e meia de viagem e como os atletas só podiam chegar à concentração às 18:30H, era impossível poder fazer algo em condições para os jovens. Chega-se ao pavilhão às 20:10, dá-se a palestra, faz-se o aquecimento e chega as 21 horas e árbitros nada. Chegam então os árbitros, marcavam as 21:30H e soube-se que a culpa do atraso foi uma avaria no carro (acontece a todos). Prontos para começar o jogo, mas....ninguém sabia mexer com a consola do quadro electrónico. Ora, isto tudo aliado ao facto de saberem que no dia a seguir tinham aulas, e quanto mais tarde começaria o jogo mais tarde chegava-se a casa, os jovens do Luso tornaram-se algo impacientes.

Isto tudo é muito acontecimento junto a que estes jovens não estão habituados a passar, mas mesmo assim não posso aceitar como forma de desculpa ao que se fez (ou não se fez) dentro de campo. Foram demasiados erros, foram demasiadas transições rápidas mal concluídas,...erros e mais erros defensivos,...etc, etc, etc...

O jogo começou num ritmo baixo, com as equipas a estudarem-se mas sempre com a equipa do Crecor a ter mais posse de bola, facto que chegassem ao golo com 3 minutos de jogo. Passados mais 3 minutos ampliam a vantagem numa das transições rápidas mal construídas, perdendo a bola e recuperando tarde, fazendo com que a equipa adversária aparecesse em zona de finalização com superioridade numérica de 3 para 1!! Com 12 minutos para jogar na 1ª parte, chega o 3-0, com mais um erro individual aparecendo na cara de Luís dois jogadores da casa, não dando hipóteses de defesa. Até ao intervalo, conta-se alguns apontamentos positivos dos jovens do Luso mas nada de grande feito. Acrescento ainda o fraco temperamento de um jovem da casa que agredindo nas costas um jovem do Luso, sem que os árbitros vissem (ou não quiseram!!!), ainda por cima começa a chamar nomes a toda a gente, demonstrando assim como é que não se é um "atleta modelo" que com aquelas atitudes em nada dignifica a instituíção que representa, bem como as pessoas que nela trabalham afincadamente para que jovens como ele sintam prazer em praticar esta modalidade!!
Adiante!!!

Na 2ª parte, o jogo começou em ritmo muito baixo, e mais uma vez, num erro individual, o Crecor chega ao 4-0, faltando ainda 17 minutos para jogar. E este momento ficou marcado por um acontecimento a que não estou totalmente esclarecido. Passo a explicar! O jogador que perdeu a bola, permite que o jogador da casa fique isolado, mas na tentativa de parar o lance tenta fazer falta, o que não consegue, facto que permite que o jogador do Crecor continue isolado, com o árbitro a dar lei da vantagem, e o mesmo jogador chega ao golo!! Com o golo validado, o árbitro dá 2º amarelo ao jogador que tentou cometer a falta e consequente vermelho!!! Tenho dúvidas em relação à veracidade do lance da expulsão!
Passado um minuto, e com um jogador a menos, o Crecor faz o 5-0.
Com 13 minutos para jogar, Tiago recupera a bola, a bola sobra para Nuno e com um remate forte fora da área reduz  para 5-1. Faltando 10 minutos para o fim do jogo, o Crecor amplia novamente a vantagem para 6-1, em mais um erro individual.
O Crecor chega ao 7-1, com 7 minutos para jogar, e com 4 minutos ainda de jogo, Isaías ganha o corredor lateral direito e efectua passe a cruzar toda a área do Crecor onde aparece Iúri a finalizar com toda a calma, fazendo o 7-2
O Crecor ainda faz o 8-2 e o 9-2 no último minuto de jogo.

Resultado pesado mas aceitável, pelo que a equipa não conseguiu fazer, indo para jogo com uma atitude muito apática, e depois deixando-se cair, e baixando os braços à luta quando as coisas não correm da melhor forma, não percebendo ainda que estes resultados só se tornam volumosos devido à atitude que a equipa adopta em jogo quando a equipa adversária tem melhor aproveitamento que o nosso!!!

Depois deste jogo, foi deixar os miúdos a casa com uma volta que durou até às 02:30H da manhã, hora a que cheguei a casa!!!

Sem tempo para treinar para o próximo confronto, é já Sábado (dois dias depois deste jogo) nova deslocação ao Norte de Aveiro, desta vez a Ossela!

Aqui fica a tabela classificativa referente à 1ª jornada e o relatório de jogo: