segunda-feira, 22 de abril de 2013

VISÃO GLOBAL DAS SÉRIES À 5ª JORNADA

Cumprido já a 1ª volta desta Taça Distrital estão compostas assim as séries:
 
SÉRIE A:
 

 


 
SÉRIE B:
 


 

SÉRIE C:
 


TAÇA DISTRITAL JUNIORES - SÉRIE C - 5ª JORNADA

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 2 SAAVEDRA GUEDES - 3

Último jogo da 1ª volta desta competição e recebiamos o Saavedra Guedes, uma das equipas que melhor futsal praticou no campeonato distrital, se não mesmo a melhor. Uma equipa com enorme qualidade individual, com processos muito bem estruturados e uma dinâmica fantástica. Mas os jovens do Luso vinham de uma vitória moralizadora perante o Travassô a meio da semana, nesta sequência de jogos sem tempo de recuperação ou de treinar!

Jogo iniciado a ritmo alto e logo no 1º minuto de jogo o Atlético chega ao golo, com Isaías a conduzir a bola pelo corredor lateral e com um passe ao 2º poste aparece Pedrocas a finalizar, inaugurando o marcador! Entrada fantástica destes jovens demonstrando muita confiança! O Saavedra Guedes começava a pressionar muito alto, o que fazia por vezes com que se perdesse muitas bolas nas transições, o que tornou o jogo um pouco partido, mas só a espaços! Ambas as equipas pensavam muito bem o seu jogo e foi-se assistindo a um jogo fantástico, com um ritmo frenético.
Mas o Saavedra começou a mandar mais no jogo, fruto da sua pressão alta, mas não era por aí que conseguiam chegar à baliza dos da casa, fruto da consistência defensiva dos jovens do Luso. Com 12 minutos para o intervalo, e num lançamento perto da nossa baliza a favor dos visitantes, os mesmos chegam ao empate, numa falha de marcação de Isaías que dando espaço ao adversário aparece dentro da área a finalizar! Continuou-se a jogar intenso e quase sempre bem, conseguindo chegar à baliza adversária várias vezes com perigo, faltando um pouco de sorte nalguns lances, mas também faz parte do jogo. Até que na entrada para o último minuto da 1ª parte o adversário como não estava a conseguir quebrar a nossa defensiva, e numa solução de desespero remata muito fraco à baliza e quando se pensava que a bola estava controlada, Luís dá o que se chama na gíria "um valente frango" permitindo ao adversário ir para o intervalo a ganhar 1-2!!! Um lance infeliz para Luís que não abordou o lance como devia mas todos os jogadores têm estes momentos! O Luís ajudou e muito na vitória a meio da semana, e neste lance correu mal para o lado dele e para a equipa! Mas o fantástico foi ver a equipa a apoiá-lo de imediato e são estes pormenores que tornam uma equipa confiante e unida.

Na 2ª parte o jogo tornou-se ainda mais intenso com a posse de bola a ser mais repartida, e com os jovens do Luso a jogarem um futsal mais apoiado, mais pensado, o que culminou com o golo do empate, estávamos com 16 minutos para jogar, com Pedrocas a fazer um passe para Iúri a rasgar toda a zona defensiva do Saavedra, e este com toda a calma a fazer o golo!!! Estava feito o empate e com alguma justiça pelo que os jovens do Luso trabalhavam para chegar ao golo. Depois deste golo entrou-se numa fase de jogo com muitas faltas o que quebrou um pouco o ritmo até ali imposto pelas equipas. Mas quem viría a aproveitar essa fase do jogo foi o Saavedra que com 12 minutos para jogar chega ao 2-3, num remate de fora da área, e com Luís a não conseguir defender.
Com 7 minutos, sensivelmente, para jogar o adversário já com as 5 faltas cometidas à alguns minutos, viria a cometer a 6ª falta e consequente expulsão do jovem adversário. Nuno foi chamado a marcar, mas mais uma vez a não fazer o que lhe é transmitido, permitindo que o guarda-redes defendesse. A jogar com mais 1 elemento durante 2 minutos, pediu-se tempo de desconto para explicar o que se pretendia nesta situação, o que não viríamos a aproveitar devido à falta de concentração de um jogador que depois de ter acabado de explicar o que se pretendia não conseguiu meter em prática a movimentação e isso fez que a equipa não conseguisse chegar ao empate. Eu aceito que os jogadores errem, porque são humanos e neste caso ainda estão na idade de errar bastante até, agora o que não posso aceitar é ter acabado de explicar a forma como se ia atacar aquele momento e alguns jogadores não interpretarem o que se pretende! Se 3 entenderam e só não entendeu então não é culpa do explicador, mas sim do executante! Mais concentração era pedida aqui!!!
Até ao fim nota para alguns lances de pouca sorte para os jovens do luso, que num último suspiro viram o guarda-redes forasteiro fazer uma defesa quase sem contar permitindo segurar o resultado.

Fim de jogo, e mais um jogo que esta equipa jogou fantásticamente bem, com muita atitude, com muita confiança, muita determinação e muita união, contra uma das melhores equipas nesta modalidade deste distrito! Perdemos mas podíamos ter ganho! Perdemos...mas caímos de pé!

Sinto-me orgulhoso pelo que esta equipa está a mostrar, está a jogar, metendo em prática o que se treina...o que a mim só me pode deixar orgulhoso!!!

Parabéns ao Bruno, que tem uma excelente equipa, muito bem orientada!
De salientar o público presente, que apoiou incondicionalmente a equipa e soube respeitar o adversário...

Aqui fica a tabela classificativa e o relatório de jogo: