segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Comentário sobre a 1ª Volta do Campeonato de Juniores

Foi uma 1ª volta sem muitas surpresas, onde, como referi antes de começar este campeonato, que seria um campeonato muito distinto, com metade das equipas com todas as aptidões para lutar pelo 1º lugar e a outra metade das equipas lutando por fazer o melhor campeonato possível.

Por isso, não é com surpresa nenhuma que se vê a equipa do Covão do Lobo em primeiríssimo lugar não dando muitas hipóteses às restantes equipas que disputam este campeonato. Com apenas uma derrota, esta equipa dificilmente perderá no final do campeonato o lugar que detêm neste momento. Mas as equipas que seguem atrás do Covão do Lobo, com Gafanha, Beira-mar, Burgães e Barrô a terem algo a dizer e serão estas as equipas que terão a maior capacidade de tirar pontos à equipa do Covão do Lobo. Mas atenção também ao Fiães que subiu muito de forma e os resultados conseguidos mostram isso mesmo. Ainda neste grupo está o Dinamo Sanjoanense que mais longe do grupo da frente pode ainda fazer uma gracinha!

Na outra "metade" da tabela são as equipas que dificilmente roubarão pontos às equipas que ocupam os primeiros sete lugares, mas perderão pontos entre elas, sem fazer nenhuma distinção entre elas, porque até me parece a mim que estão quase todas ao mesmo nivel.

É um campeonato muito distinto, com realidades muito distintas, em que uma equipa como a do Atlético jamais poderia aspirar a algo mais do que apenas tentar fazer o melhor possível, visto que é um ano novo, com gente nova à frente da equipa, e com muita dificuldade para cativar jovens para a prática de futsal, e os jovens que entraram este ano nunca jogaram futsal, com uns a vir do futebol de 11, uns a nunca jogar nenhum desporto federado, um a vir do ténis e outro do andebol. E com esta realidade somente tem que se continuar a trabalhar no sentido de incutir prazer nos jovens de jogar esta modalidade e prepará-los para os anos seguintes, esperando que mais jovens possam ingressar e ajudar a engrandecer este clube que tem tudo para crescer.

Um abraço e continuem a seguir este blog!!!

Atlético Clube do Luso vs Gafanha

Jogo realizado no Domingo, pelas 10:30h, devido ao facto do pavilhão estar ocupado no dia anterior. Para este jogo ainda não se podia contar com Tiago, lesionado e Marco Martins, por questões pessoais, mas ditava o regresso do capitão Boxexas após castigo.

Foram então convocados os seguintes atletas:

Ternice (G.r.)
Boxexas (Fixo/Ala)
Nuno (Ala)
Isaías (Ala)
Luís (Fixo/Ala)
Iuri (Ala)
Marco Alves (Ala)
Brilhante (G.r.)
Afonso (Ala)
Maçãs (Pivot)

O jogo começou com um ritmo intenso, com ambas as equipas muito activas, com muito boa circulação de bola e óptimas transições. Cedo o adversário chegou ao golo que aos 4minutos de jogo remata à baliza de Brilhante, e este nao conseguindo fazer melhor permitiu ao adversário chegar ao golo. A equipa continuou a jogar muito bem, mas foi mais uma vez que o adversário chega ao golo, com 7minutos de jogo jogado. Estava feito o 0-2! A equipa não baixou os braços e continuava a ter boas transições permitindo algum desacerto defensivo na equipa do Gafanha, dando algumas oportunidades de golo aos jovens do Atlético, nunca conseguindo fazer o golo, muito por culpa também da excelente exibição do guardião do Gafanha, que mantinha a sua baliza inviolável.
Só que aos 11minutos de jogo o Gafanha chega ao 0-3, com Brilhante a ficar mal na "fotografia", mostrando-se muito inseguro entre os postes. Chegava o intervalo.

A 2ª parte foi ainda mais intensa, com muitas situações de golo nas duas balizas, com Brilhante, agora mais calmo, e o segundo guardião neste jogo do Gafanha a estarem em bom plano. Mas foi o adversário a ampliar o resultado, fazendo o 0-4 estavam decorridos 12minutos de jogo. A equipa nunca se deixou inferiorizar e chega ao golo com 17minutos de jogo por intermédio de Maçãs. Até ao final mais nada a acrescentar. Foi um excelente jogo, muito bem jogado, e com uma arbitragem com quase nada a assinalar.

Assim fica a tabela classificativa e os restantes resultados:

ARCA vs Atlético Clube do Luso

Esperava-se uma deslocação difícil ao pavilhão da ARCA, e para combater essa dificuldade contava-se com a garra e determinação características desta equipa, e com a confiança que esta equipa vinha a ganhar, como mostrava os resultados das quatro anteriores jornadas. Mas para este jogo a equipa estava desfalcada de três jogadores, dois deles com imensa preponderância na equipa,no que no equilíbrio defensivo diz respeito, com Tiago ainda lesionado e Boxexas, castigado; e Marco Martins, por questões pessoais.

Dadas estas limitações, os jogadores convocados para esta deslocação foram:

Brilhante (G.r.)
Nuno (Ala)
Maçãs (Pivot)
Luís (Fixo/Ala)
Iuri (Ala)
Isaías (Ala)
Afonso (Ala)
Ternice (G.r.)
Marco Alves (Ala)

Tendo que fazer muitas adaptações para equilibrar a equipa, e só com um treino para abordar este jogo (e o do sábado seguinte, contra o Gafanha), esperava-se que a resposta da equipa não iria ser a mais brilhante, tendo em conta as limitações com que esta equipa se deparava.

Mas até começou bem o jogo para o Atlético, que com uma boa circulação de bola e boas transições cedo chegou ao golo, que logo aos 3minutos de jogo Nuno faz um grande golo, inaugurando o marcador do jogo. A equipa defendia bem mas o golo que marcou trouxe algum desconforto a nível ofensivo, deixando de atacar com a precisão e confiança que vinham a ter nos anteriores jogos. E foi que com 7minutos de jogo o adversário chega ao empate, com uma desatenção defensiva de Iuri, que ao não fazer a "dobra" ao marcador directo de Isaías, permitiu ao jogador do ARCA entrar pelas nossas linhas defensivas e rematar colocado para o fundo da baliza defendida por Ternice. Depois do golo do empate, o jogo ficou condicionado, porque o adversário começou a jogar em superioridade numérica, avançando o guarda-redes. A superioridade nunca se traduziu com perigo e até atacavam com algum desacerto. Chegava o intervalo sem se alterar o resultado.

Alertou-se a equipa que o nosso jogo iria ser condicionado sempre que não teríamos a posse da bola, porque o adversário iria tentar sempre explorar o guarda-redes avançado. E foi isso mesmo que aconteceu. A 2ª parte do jogo foi jogado todo assim, até que com 7minutos de jogo chega ao golo, numa falha de concentração de Nuno, que não defendendo de acordo com o que se pretendia no 5 para 4, permitiu à equipa adversária chegar à vantagem. A seguir ao golo, o Atlético foi para cima do adversário mas sem ser objectivo, permitindo algumas boas defesas ao guarda-redes adversário. Mas quando a equipa ainda acreditava chegar ao empate, surge um erro tremendo de Luís, que sendo o "último homem" optou por fintar, perdendo a bola e com o adversário a chegar ao golo, estavam decorridos 17minutos de jogo. Até ao final nada mais a acrescentar. Fim de jogo, que apesar do resultado deixava boas indicações, visto que foi uma equipa desfalcada mas sempre unida e muito combativa.

Fica assim a tabela classificativa e os restantes resultados: