quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

C. C. BARRÔ Vs ATLÉTICO CLUBE DO LUSO

No sábado, dia 21 de Janeiro, pelas 16 horas realizou-se mais um jogo a contar para o campeonato distrital de juniores, sendo esta a 20ª jornada deste mesmo campeonato. Esperava-se mais um jogo com um grau de dificuldade elevado, não só pela qualidade dos jovens de Barrô, mas também na dificuldade de adaptação ao piso, que como escorrega muito dificulta em muito a abordagem à bola. Mas isso não é desculpa para tudo! Para este jogo foram convocados todos os jogadores, mas à ultima hora Afonso foi desconvocado devido a lesão obtida numa aula de educação física, não podendo assim dar o seu contributo à equipa.

O jogo começou num ritmo normal, com as equipas a respeitarem-se mutuamente, por forma estudarem-se nestes minutos iniciais. A equipa estava a conseguir bloquear as investidas da equipa de Barrô, conseguindo muitas vezes interceptar passes permitindo executar ataques rápidos, alternando com muita posse de bola. Mas com 16minutos para jogar da 1ª parte surge uma desatenção dando origem a falha de marcação permitindo que o adversário chegasse ao golo. 1-0 para o Barrô! Com 14:54minutos para jogar Barrô chega ao 2-0! Perda de bola a meio-campo, a bola iría sobrar para Tiago (fixo), mas este escorrega quando atacou a bola, dando caminho livre para o adversário rematar para o golo!! Aos 14:17minutos para jogar Iurí recupera a bola a meio-campo, finta um adversário, executa passe para a ala esquerda onde aparece Tiago que na passada remata para o fundo da baliza! estava feito o 2-1!! A equipa continuou com enorme atitude aquando da posse da bola, jogando "com cabeça" executando inúmeras jogadas de qualidade, criando muitas oportunidades de golo na baliza adversária sem sucesso! Contam-se 3 situações em que Isaías aparece na cara do guarda-redes isolado, e mais umas quantas a rondar os postes da baliza adversária. Quando a equipa não tinha posse de bola era quase sempre eficaz, defendendo muito bem na maior parte das vezes. Até ao intervalo mais nada a acrescentar.

Na 2ª parte a equipa entrou ainda mais determinada, e com inúmeras oportunidades para reduzir o marcador. O adversário numa posição mais de contenção, dando o jogo ao Atlético numa clara situação de tentar ganhar a bola partindo para o contra-ataque!! E assim foi quase toda a 2ª parte até que com 13:20minutos para jogar Bochechas é claramente rasteirado na cara da árbitra, que pressionada pela bancada nada assinalou permitindo que aparecessem na cara de Ternice dois adversários fazendo assim um golo fácil!! Estava feito o 3-1, numa situação muito injusta para a equipa do Atlético. A equipa nunca baixou os braços e continuou a tentar chegar ao golo...mas sem sucesso! A 54segundos do fim o Barrô "mata" o jogo chegando ao 4-1, resultado que não mais viria se alterar!!

Resultado algo injusto pelo que a equipa trabalhou, não querendo dizer que a vitória era o que mais se adequava. A equipa do Barrô também trabalhou para conseguir a vitória e a diferença é que uma foi mais eficaz que outra. Mas os jovens do Luso estão de parabéns pela atitude demonstrada deixando antever que em confrontos futuros as vitórias aparecerão!!

Queria referir também um ponto em relação à dupla de arbitragem. Para este jogo vieram duas árbitras muito jovens (não deveriam ter mais de 20 anos), sendo que uma delas só ter iniciado este ano já demonstra ter algum "calo" para apitar este tipos de jogos. Agora a outra jovem árbitra parece-me a mim que ainda não está preparada para apitar jogos de escalões maiores (de juniores para cima), tal como se veio a comprovar neste jogo em que vacilou inúmeras vezes nas suas decisões, prejudicando gravemente a equipa do Luso na sua decisão que origina o 3º golo do Barrô! Mas ainda assim, só tenho de dar os parabéns a esta dupla jovem, visto que consegue conduzir muito melhor o jogo do que alguns dos seus colegas com muitos anos disto! Espero também que não entrem na zona de decadência em que alguns destes senhores se inserem na arbitragem deste distrito. Precisamos de sangue novo e apoiarei ao máximo a entrada de novas pessoas para que esta modalidade cresça neste distrito.

Aqui ficam os resultados referentes à 20ª jornada e a tabela classificativa:

JOGO-TREINO Atlético Luso vs Casa Benfica Bairrada

Na 5ª feira, dia 19 de Janeiro realizou-se um jogo-treino no pavilhão do Luso perante a equipa da Casa do Benfica da Bairrada, que se deslocou ao Luso com os poucos jovens (6) desta faixa etária (júnior) que integram este projecto muito interessante e muito importante para a implementação do futsal nesta zona do distrito de Aveiro, que como se sabe, ainda tem pouca influência nas suas gentes. Convém dizer que esta equipa não disputa qualquer campeonato federado, sendo este mesmo o motivo deste jogo-treino, dando a esses mesmos jovens alguma competitividade que lhes falta devido a não competirem em nenhum campeonato. De referir que para este jogo jogaram também o treinador e o mentor deste projecto da Casa do Benfica da Bairrada, dando assim mais rotatividade à equipa.

Para este treino contou-se com todos os jogadores do plantél (12), tentando dar-se mais minutos a atletas que têm jogado menos tempo no campeonato, mas tentando obter constante equilíbrio táctico na equipa. A equipa não fez um bom treino, porque menosprezou a qualidade dos jovens da Casa do Benfica(e contam com alguns jovens de boa qualidade). E essa atitude eu não tolero em nenhum jogador meu ou qualquer equipa que virei a treinar no futuro. Mas por outro lado até foi importante isto ter acontecido, porque se avizinham jogos importantes para a equipa pontuar, e será importante a equipa respeitar qualquer adversário que irá defrontar. Porque só respeitando o adversário e, aliando ao respeito a determinação e a concentração é que se irá atingir a atitude necessária para poder chegar às vitórias.

O jogo decorreu com altos e baixos, com momentos menos bons da equipa mas quando a equipa acelerava os processos e metiam em jogo o que se pretendia a equipa avolumava o resultado naturalmente. Defensivamente a equipa esteve muito mal, com muito receio de meter o pé e muito desconcentrada, não fazendo o que era pedido e dando muito espaços, não ganhando as "segundas bolas" constantemente permitindo ao adversário chegar ao golo várias vezes dessa forma. Contudo, foi uma boa partida para estes jovens. A marcha do resultado foi a seguinte:

1-0 (Afonso)
2-0 (Iurí)
2-1
Intervalo
3-1 (Tiago)
4-1 (Maçãs)
4-2
4-3
5-3 (Afonso)
6-3 (Bochechas)
7-3 (Afonso)
7-4
8-4 (Nuno)
8-5
Final de jogo

O resultado não era o mais importante, mas ficaram registadas boas jogadas culminadas com golos, mostrando assim que quando a equipa ouve e mete em jogo o que se pede as coisas acontecem e quase sempre bem.
Deixo uma palavra de apreço aos jovens da Casa do Benfica da Bairrada, para que nunca abandonem este projecto, esperando que mais jovens abraçem este projecto. Abraço a todos...