sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

JOGADOR DO MÊS

JOGADOR DO MÊS DE JANEIRO

Pedrocas foi eleito o jogador do mês de Janeiro. Foi o mais votado por entre os elementos da equipa, sendo o 2º mês consecutivo a obter o maior número de votos.

Com 3 golos em outros tantos jogos, e com presença assídua em todos os treinos deste mês foi certamente uma votação mais que merecida.

É notável a evolução que este jovem está a ter no futsal, sendo ele um dos jogadores que se iniciaram este ano nesta modalidade.

A equipa técnica dá-lhe os parabéns, desejando que continue a sua evolução ajudando a equipa na conquista de vitórias!

Quem será o vencedor de Fevereiro???

15ª JORNADA CAMPEONATO JUNIORES (ZONA SUL)

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 4 BEIRA-MAR - 5

Para este jogo estavmos privados de 3 jogadores, Tiago e Pedro (fixos) e David (g.r.) por razões distintas. Para tal tiveram-se de fazer ajustamentos tácticos em elementos mais ofensivos. A equipa fez um bom aquecimento demonstrando estar pronta para o embate contra o Beira-Mar.

A equipa, mais uma vez, começou o jogo muito nervosa, contrariando o aquecimento feito, e no 1º minuto de jogo, numa recuperação de bola a meio-campo, o Beira-Mar chega ao 0-1. São estes momentos de falta de concentração que "mata" a equipa e as aspirações da mesma! Pode-se alertar inúmeras vezes sobre a forma como se tem de abordar o jogo, mas o factor psicológico nestas idades é um revés enorme em equipas que não têm formação específica de futsal. Mas a equipa conseguiu pegar no jogo e ia trabalhando muito bem, explorando as fragilidades defensivas da equipa forasteira, sucedendo-se as oportunidades de golo, mas sem sucesso até aqui. Só que com 13 minutos para jogar na 1ª parte, Nuno agarra na bola, finta dois jogadores do Beira-Mar e faz passe ao 2º poste onde estava Iúri a finalizar. 1-1 e metia alguma justiça no marcador. Depois do empate, a equipa do Beira-Mar só conseguiría chegar com perigo à baliza dos da casa a espaços, com o Luso a tomar conta do jogo criando com alguma personalidade jogadas que deveriam ter melhor aproveitamento. Até que, com 6 minutos para o intervalo, e com a equipa a roubar uma bola na sua zona defensiva, permitindo-lhes ficar em superioridade numérica de 4 para 2 numa fase inicial, e com o passe a ser mal medido, Pedrocas parte para a finta em zona proibida (estavamos a iniciar uma superioridade numérica de 4 para 2!!!!!) perdendo a bola e claro está, permitindo à equipa forasteira chegar ao 1-2. Até ao intervalo ainda a apontar algumas situações de golo nunca aproveitadas.

Na 2ª parte a equipa entrou a mandar no jogo e cedo começou a construir oportunidades de chegar ao golo. E esse apareceu com 16 minutos para jogar ainda, com Pedrocas a rematar fora de área e a fazer o 2-2! A equipa estava a sentir-se bem, motivada, e ia produzindo muito bom futsal. Com 13 minutos para jogar o Beira-Mar tem um livre a seu favor à entrada da área, e mete o resultado em 2-3! Só que a equipa reagiu de imediato e numa boa pressão exercida sobre o guarda-redes adversário, que tinha subido no terreno, este deixa a bola em Iúri, e de trás do meio-campo a rematar para o fundo da baliza, metendo o resultado em 3-3!! Estava a ser um excelente jogo, agradável para quem assistia, e muito intenso para quem o vivia!! As oportunidades iam surgindo e o tempo ia passando, e num lance inofensivo, o árbitro aponta para a marca de grande penalidade, com o jogador do Beira-Mar a converter da melhor forma, metendo o resultado em 3-4! Com 7 minutos para jogar, e numa fase do jogo um pouco confuso, com muitas perdas de bola de ambas as equipas, e com o Beira-Mar a pressionar mais alto, pediu-se para fazer uma "substituição-volante", e Marco Martins ao entrar em campo recebe a bola de Pedrocas e só com o guarda-redes pela frente, remata fora da área, fazendo a igualdade a 4 golos!! Pediu-se calma, que os níveis de ansiedade baixassem, mas que a atitude e a entrega se mantivesse, mas a falta de experiência da equipa não permitiu que isso acontecesse! E se continuávamos a pressionar bem e a ter várias oportunidades de golo, uma delas com uma defesa fantástica do guarda-redes do Beira-Mar a remate de fora de área de Pedrocas. E como a ansiedade não baixou, a concentração não aumenta e com 2 minutos para o fim, numa recuperação de bola dos jovens de Aveiro à entrada da área do Atlético, os aveirenses passam novamente para a frente do marcador. Tentou-se reagir novamente, mas a ansiedade dos atletas do luso não permitiu atacar com outro discernimento, o que tornou um fim de jogo muito trapalhão e sem chegar perto do golo.

Valeu a excelente atitude da equipa e não fosse a ansiedade a tramar a equipa em momentos-chave do jogo, esta equipa obteria resultados muito diferentes aos que tem obtido.

Fica aqui a constituição da equipa e a tabela classificativa:


14ª JORNADA CAMPEONATO JUNIORES (ZONA SUL)

A.R.C.A. - 3 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 0

Para a deslocação a Aguada de Baixo, sabíamos que íamos contar com um jogo equilibrado, demonstrando que o resultado da 1ª volta não foi mais do que um grande aproveitamento da parte dos jovens de Aguada dos erros cometidos pelos jovens da equipa do Luso. A equipa do A.R.C.A. é uma equipa com processos bem estruturados, que juntamente com a qualidade de alguns dos seus atletas que já têm alguns anos de formação no futsal, torna-se mais fácil a prática da modalidade e a compreensão mais acelerada desses mesmos processos. E para contrariar uma equipa que tem bem definidos os seus padrões de jogo, só mesmo uma equipa lutadora, paciente, concentrada e eficaz. E foi assim o "filme" da 1ª parte. Duas equipas muito parecidas na forma de estar em campo, com a equipa da casa a ter uma postura mais pressionante, o que muitas vezes faria com que os jovens do Luso ganhassem as costas dos elementos mais defensivos da equipa contrária, dando algumas oportunidades claras na cara do guarda-redes, sem nunca terem sido eficazes. E esse foi o grande problema neste jogo.

Foi uma 1ª parte irrepreensível da parte dos jovens do Luso, que defenderam bem (com alguns erros naturais) e atacaram também com alguma qualidade, só pecando no capítulo da finalização.

A 2ª parte começou logo com o golo da equipa da casa, numa perda de bola no meio campo, com os jovens do ARCA a ganharem superioridade numérica e a aproveitarem da melhor forma. Começava mal a 2ª parte com um erro que nunca foi cometido na 1ª parte. A equipa foi atrás do prejuízo e teve algumas oportunidades de chegar à igualdade, mas nem sempre eram bem definidas ou então era o poste a travar as ofensivas do Atlético do Luso. O jogo ia tendo mais erros, e logicamente, mais situações perto das balizas. E quando existia algum ascendente da equipa do Luso, eis que o ARCA chega ao 2-0, num remate a 10 metros da baliza, com a bola a ser desviada no corpo de um atleta do Luso e a trair o guardião Luís. Faltavam ainda 7 minutos de jogo e já se pensava na solução do 5º elemento. Já com guarda-redes avançado, o Atlético do Luso teve inúmeras situações de superioridade numérica, aproveitando o desacerto dos jogadores do ARCA, mas a tomada de decisão foi sempre a pior! Incrível como a equipa não conseguiu aproveitar as facilidades dadas pela equipa adversária. Contudo, foi ainda a equipa da casa a aproveitar da melhor forma e num contra-ataque chega ao 3-0 fechando assim o placar.

Jogo bem disputado por duas equipas a quererem obter o máximo de pontos num campeonato onde o desnível na formação é bem patente.

Fica aqui a constituição da equipa e a tabela classificativa: