segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

16ª JORNADA CAMPEONATO JUNIORES (ZONA SUL)


ALBERGARIA - 2 ATLÉTICO CLUBE DO LUSO - 3

Fomos para este jogo com ambição de jogar para ganhar, sabendo já de antemão o jogo que nos esperava. Para isso é que se treinou afincamente algumas situações de jogo que iriam acontecer neste jogo específico, dada a forma de jogar do adversário. Para este jogo não poderia contar com Tiago (razões pessoais) e Isaías (castigado), o que num plantel tão curto é um revés enorme não poder contar com estes jovens, ou qualquer outro que faz parte do plantel.

O jogo começou num ritmo morno, com os jovens do Atlético a querer mandar no jogo e nos minutos iniciais de jogo tiveram claras oportunidades de fazer golo, com bolas ao 2º poste a não terem o aproveitamento desejado, e com os postes a travarem a ofensiva lusense. O jogo dos jovens do Luso não estava a ser nada agradável de se ver, e num momento de relaxamento, os jovens da casa recuperam a bola, iniciam o contra-ataque e disferem o remate fazendo o golo. Estavam decorridos 6 minutos de jogo, com supremacia total dos jovens do Luso e na 1ª vez que o Albergaria vai à baliza faz o golo!! Era inacreditável a apatia que tomava conta da equipa do Luso, e para piorar o que se estava a assistir, no minuto seguinte, o Albergaria chega ao 2-0, com uma bola bombeada para a zona de pivot, onde estava um jovem da casa que ao receber a bola roda sobre o fixo do luso e faz o golo! Melhor eficácia não podia existir! 2 remates, 2 golos!!!! Estava a ser uma lição no capítulo da eficácia, o que estes jovens do Luso estavam a receber!!!

Depois disto,  tentou-se criar processos ofensivos afim de permitir chegar mais perto da baliza adversária, mas a apatia era tal e o estado motivacional estava tão baixo, que tudo o que faziam era quase nada de bom aproveitamento. A 1 minuto do intervalo, e num lance de insistência, Pedro força uma bola perdida e é derrubado na área. Árbitro aponta para a marca de penalidade, e Nuno chamado a marcar não falha! Até ao intervalo nada mais a assinalar.

Na 2ª parte, e depois de levarem um puxão de orelhas, a equipa entrou determinada a mostrar que o resultado não iria ser aquele no final do jogo, e começou a tentar fazer o que se treinava, com movimentação, com apoios ao portador da bola, mas muitas vezes num futsal trapalhão. Até que começam a surgir as situações de superioridade numérica que eram quase sempre mal decididas na sua 1ª fase de construção. Com 9 minutos para o final, Nuno recebe a bola encostado à linha, e com um toque simples na bola, fazendo um "túnel" ao adversário toca a bola na frente, onde aparece Pedrocas a rematar forte apanhando o guarda-redes adversário de surpresa. Estava feito o 2-2, e mesmo assim a equipa sentia que este resultado não bastava! No minuto seguinte, e na única situação de superioridade numérica aproveitado no meio de umas 20!!!!, eis que surge o 2-3, com Pedrocas e Nuno a conduzirem o ataque e com Nuno a dar a bola a Cláudio que disfere remate forte e colocado ao 2º poste fazendo golo! Até ao fim do jogo a equipa entregou-se nas entreajudas, conseguindo sempre sair de pressão dando inicio sempre a jogadas de superioridade numérica mas nunca foram aproveitadas!

Vitória mais que justa da única equipa que praticou futsal, que meteu em prática os processos e fundamentos dos mesmos, contra uma equipa que simplesmente fez jogo directo para o seu pivot! É jogo, na mesma, e cada treinador tem a sua forma de pensar o jogo e claro está, a ter em conta os atributos dos jogadores que tem à sua disposição!

De lamentar a posição do árbitro do lado dos bancos, que numa atitude clara de poder, tornando-se arrogante na sua forma de agir para comigo, onde até tentou "picar-me" para me poder expulsar, chegando até a falar com a sua colega cronometrista, a dar a entender que me iria expulsar, tendo até um palavreado lamentável, a tentar mostrar-se! Ora, eu acho que árbitros que até foram jogadores e que têm certo conhecimento do que é o jogo em si, sem ser do ponto de vista da arbitragem, têm mais vantagens em serem melhores árbitros, porque mostram que são tolerantes na sua forma de falar para as pessoas que estão dentro do jogo, e na própria condução deo jogo, onde se acaba por respeitar mais a arbitragem. Ora, disto só vi do colega deste árbitro. Não percebo este tipo de atitudes nos árbitros. Deve ser por isto é que ouço constantemente falar mal da arbitragem em aveiro, e tenho de concordar!!! Eu sei o que é ser árbitro, e sou da opinião que a maior parte dos treinadores e jogadores deveriam ser árbitros por um dia para perceberem da dificuldade que é em o ser, mas depois disso existe a vertente humana e isso só alguns alcançam!...

Uma palavra de apreço ao treinador e aos jovens de Albergaria, que apesar de não jogarem bonito, lutaram muito para obter o resultado que pretendiam! É extremamente difícil orientar uma equipa com tão poucos elementos, mas mesmo assim foram uns guerreiros!!

Para finalizar, queria dizer que é claro que estou contente por a minha equipa ter alcançado a vitória, mas como treinador de formação não me satisfaz somente a vitória! A equipa tem métodos de treino, tem orientação, tem fundamentos e processos constantemente treinados, e como tal, quero ver isso sempre nas minhas equipas!! Sei que é difícil querer impor estes processos a miúdos que é o 1º ano de futsal, mas estes mesmos miúdos estão na fase final da sua aprendizagem enquanto formação, e por isso mesmo é que lhes dou um vasto leque de informação e cultura de futsal para que possam errar o menos possível, afim de cada um crescer como jogador e como pessoa, para que possam chegar a plantéis séniores com o maior conhecimento possível.

Aqui fica o relatório de jogo e a tabela classificativa:






























De referir que já estão encontrados os vencedores de cada zona, com o Covão do Lobo a ganhar a zona sul e com o Juventude de Fiães a ganhar a zona norte. Parabéns aos vencedores!!